“Inovação na agricultura em fazendas verticais” será tema de palestra na 11ª Rondônia Rural Show

66

Durante os seis dias da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, evento realizado pelo Governo de Rondônia, no município de Ji-Paraná; região Central do estado, os visitantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades e palestras que visam promover o conhecimento e a troca de experiências na área da agricultura. Uma das palestras destaque será sobre “Fazendas verticais de ambiente controlado”.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), as atividades durante a feira terão novidades. Para o palestrante Natale Papa Junior que é diretor executivo de uma Fazenda Urbana Vertical no Rio de Janeiro, os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre o inovador modelo de produção de alimentos, que combina tecnologia avançada com sustentabilidade. “As fazendas em ambientes controlados são como verdadeiros data centers de plantas, onde o clima e as condições de cultivo são cuidadosamente monitorados para garantir uma produção eficiente e de alta qualidade”, referenciou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse modelo de fazenda tem se mostrado uma solução promissora para a produção de alimentos em áreas urbanas, onde o espaço e os recursos naturais são limitados. “Na Rondônia Rural Show estamos sempre trazendo novos conhecimentos como essa tecnologia das fazendas em ambientes controlados, que é possível reproduzir as condições ideais de crescimento das plantas, resultando em uma produção mais sustentável e eficiente”, salientou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo, ressaltou que, a palestra vem ao encontro com a tecnologia que está impulsionando o setor agropecuário no Brasil. Com a crescente diminuição do tamanho dos espaços agrícolas, a agricultura vertical em ambientes controlados já é uma realidade consolidada.

“Quanto maior for o conhecimento sobre o tema, mais eficaz será a aplicação na prática para a produção sustentável de alimentos locais. Livres de pesticidas, veganos e com alto valor nutricional, esses alimentos representam uma excelente oportunidade para adquirir novos conhecimentos e se manter atualizado sobre as mais recentes inovações no setor agrícola”, evidenciou Luiz Paulo.

Para os interessados em saber mais sobre as fazendas verticais de ambiente controlado e outras temáticas relacionadas à agricultura, é importante conferir a programação completa do evento no site oficial da Rondônia Rural Show Internacional.