Fruta eleita a mais saudável do mundo previne pedra nos rins

Rica em vitaminas e ótima para a imunidade e digestão, a fruta tem inúmeros benefícios para a saúde

97

limão siciliano, aclamado recentemente como uma das frutas mais saudáveis do mundo em um estudo da  William Paterson University, em Nova Jersey (EUA), surpreende com sua rica composição nutricional e benefícios que vão além do comum.

A fruta, que tem conquistado a gastronomia por seu sabor único, também se destaca na saúde e bem-estar.

Quais os alimentos mais saudáveis do mundo?

Para surpresa de muitos, apenas vegetais verdes lideram o top 10 do estudo. O agrião ficou no topo, fornecendo 100% dos nutrientes necessários para uma dieta diária de 100 calorias.

A pesquisa fez uma análise completa de diferentes alimentos e levou em conta a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes saudáveis em relação ao número de calorias.

limão siciliano é a primeira fruta que aparece na lista, na 28ª posição, devido à sua alta concentração de vitamina C e baixo conteúdo calórico. Depois dele, o morango e a laranja aparecem no ranking.

A composição do limão siciliano é repleta de vitaminas, como a C, B1, B2, e B3, além de minerais essenciais como ferro, potássio, magnésio e fósforo.

Quais os benefícios do limão siciliano?

Ajuda na prevenção de doenças crônicas 

A fruta não só fortalece o sistema imunológico, mas também auxilia na prevenção de doenças crônicas, graças às suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres.

Melhora absorção de ferro

O limão siciliano possui 90% da quantidade diária de vitamina C que necessitamos. Falando em vitamina C, ela também ajuda a prevenir anemia, pois favorece a absorção do ferro, principalmente o proveniente de origem vegetal.

Previne pedra nos rins 

O alto teor de ácido cítrico não só confere a essa fruta um sabor característico, como também é crucial na prevenção de pedras nos rins, aumentando a taxa de urina e elevando os níveis de citrato, e por fim, reduzindo o risco de formação dos cálculos renais.

Antioxidante natural

Apoia na luta contra o envelhecimento precoce e estimula o fígado a produzir mais bile, ajudando na digestão de gorduras.

Conheça os benefícios do limão siciliano

Como incluir a fruta na alimentação? 

Fácil de adicionar à dieta, o limão siciliano pode ser um ótimo tempero para saladas, frutos do mar ou qualquer prato que necessite de um toque cítrico. Sua versatilidade também se estende a bebidas, onde pode ser utilizado em sucos, limonadas ou até mesmo em infusões, tornando-se um excelente detox natural.

Além disso, as raspas de seu casco podem ser usadas para adicionar aroma e sabor a bolos e sorvetes.

O limão siciliano também é um excelente ingrediente para explorar novos sabores na cozinha. Então, utilize em marinadas para dar um toque especial em carnes. Ou experimente preparar uma mousse de limão siciliano para uma sobremesa fresca e deliciosa.

Sua acidez equilibrada é perfeita para balancear pratos ricos em gordura, elevando o perfil de sabor de qualquer refeição.