Ji-Paraná: Pit-stops abrem programação da Campanha Novembro Azul

Ações visam o combate e a prevenção ao câncer de próstata

161

Dois pit-stops foram realizados, nesta quinta-feira (10), para marcar a abertura da Campanha Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. As ações foram organizadas pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio da Universidade Paulista (Unip) e da Faculdade Estácio de Ji-Paraná (Estácio-Unijipa).

A primeira intervenção ocorreu no período da manhã, com a entrega de panfletos informativos aos motoristas que trafegavam pela avenida Brasil, na esquina com a rua Luiz Muzambinho (T-6), em frente ao Supermercado São João, no 2º distrito.

No período noturno, as equipes do DAB, Unip e Unijipa promoveram mais um pit-stop. Desta vez, a ação aconteceu na avenida Marechal Rondon, em frente ao Feirão do Produtor Rural Robson Guimarães, no 1º distrito de Ji-Paraná.

“Aproveitamos que o Feirão recebe um grande número de visitantes, especialmente às quintas-feiras, e orientamos os motoristas que passaram por lá. Também entregamos panfletos informativos aos feirantes e consumidores que estavam presentes”, afirmou a coordenadora de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo.

A programação do Novembro Azul segue nos dias 17 e 29 de novembro, quinta e terça-feira, respectivamente. Nela, a Semusa promoverá atendimentos noturnos, das 18h às 21h, em todas as dez unidades básicas de saúde (UBSs) do perímetro urbano, com consultas médicas, solicitação de exames, aferição de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos e toque retal, quando houver a indicação médica.

Na semana seguinte, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, quarta, quinta e sexta-feira, o atendimento está previsto para acontecer no período diurno, no horário normal de funcionamento das UBSs.

“Também estamos realizando o atendimento em empresas, com palestras e testes rápidos e aferição de pressão e glicemia. Para contar com a parceria, basta procurar a Semusa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou enviar um ofício solicitando a ação”, explicou a coordenadora de Programas Estratégicos do DAB, Kattyusce Soares Rabelo.

Quem não conseguir comparecer a uma das ações planejadas para o Novembro Azul, poderá ir à UBS de referência do bairro em que reside para realizar o agendamento. “Nossa intenção é atender o máximo de pessoas possível, mas quem não puder ir nestes dias, poderá procurar a UBS de referência para agendar a consulta”, ressaltou Kattyusce.

Programação

Atendimento Noturno

Quinta, 17 de novembro, e terça-feira, 29 de novembro

Em todas as UBSs, das 18h às 21h

Atendimento Diurno

23, 24 e 25 de novembro (quarta, quinta e sexta-feira)

Em todas as UBSs, no horário normal de atendimento das unidades