Lavrov é levado ao hospital para ‘check-up’ após chegar em Bali para a cúpula do G20, dizem autoridades; Rússia nega

O governador de Bali disse que Lavrov passou por um check-up e depois voltou ao hotel.

166

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, foi levado a um hospital nesta segunda-feira (14) após chegar a Bali, na Indonésia, para a cúpula do G20, segundo a agência de notícias Associated Press.

A Reuters conversou com o governador de Bali, Wayan Koster, que afirmou que Lavrov passou por um check-up e depois voltou ao hotel.

“Ele estava bem de saúde e, após o check-up, saiu imediatamente”, disse o governador. 

O governo russo, entretanto, nega a informação.

“Isso é, claro, o cúmulo da falsificação”, disse a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Depois da declaração, ela publicou um vídeo onde Lavrov aparece sentado em uma cadeira na varanda do hotel lendo documentos.

Lavrov aparece sentado na varanda de hotel em Bali lendo documentos — Foto: Maria Zakharova via Telegram/Reprodução via REUTERS

Durante a conversa Maria diz a Lavrov sobre a notícia e ele responde afirmando que jornalistas ocidentais escreveram falsamente por uma década que Putin estava doente.

“Este é um tipo de jogo que não é novo na política (…) Os jornalistas ocidentais precisam ser mais verdadeiros, eles precisam escrever a verdade”, disse Lavrov. 

Lavrov disse ainda que a mídia ocidental costuma ter uma visão parcial dos eventos e ignorar o ponto de vista da Rússia.

Reunião do G20

Lavrov está presente no país asiático para representar a Rússia no encontro do G20 marcado para esta terça-feira (15).

O presidente russo, Vladimir Putin, não irá participar da reunião.

O G20 é um grupo que reune as 20 maiores economias do mundo para debater sobre assuntos variados que podem afetar, principalmente, a economia do globo.