Porto Velho: Prefeitura inicia Plano de Arborização com reposição de mudas em ciclovias

Calendário elaborado contempla ações na capital e nos distritos

173

A Prefeitura de Porto Velho iniciou o Plano de Arborização 2022/2023, com a reposição das mudas que morreram nas ciclovias da rua Venezuela e av. Tiradentes. Por conta da forte estiagem, esse trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) sempre começa do final de outubro para novembro até março do ano seguinte, que é o período mais apropriado para o plantio.

“Estamos repondo as espécies Pau Brasil, Pau Ferro e Sibipiruna, tanto na av. Tiradentes quanto na Venezuela. As espécies são de grande porte, adequadas para arborização urbana e para o nosso clima, proporcionando mais sombra e uma melhor sensação térmica tanto para quem vai utilizar a ciclovia quanto para quem estiver nas vias”, explicou o secretário Alexandro Pincer.

Ele acrescentou que o plantio das mudas na rua Venezuela aconteceu em dezembro de 2021 e na Tiradentes, em janeiro deste ano, mesmo assim várias delas morreram, havendo a necessidade do replantio. “A previsão é que até a próxima quinta-feira (10) esse trabalho seja concluído”, completou.

No total, a Sema informou que serão substituídos três indivíduos arbóreos de Pau Brasil, 31 de Sibipiruna e oito de Pau Ferro

CALENDÁRIO DE AÇÕES

Ainda conforme o secretário da Sema, várias outras ações serão desenvolvidas na capital e nos distritos de Porto Velho. “De 21 a 24 de novembro teremos paisagismo e arborização no bairro Triângulo, em parceria com a Semdestur. De 28 a 30 de novembro terá plantio de grama na Área de Proteção Permanente (APP) do 22 de dezembro”, comentou. No bairro Triângulo, por exemplo, serão plantadas 24 Palmeiras Jerivá, cinco Ipês, seis Bromélias e 350 metros quadrados de grama.

DOAÇÕES

Também no mês de novembro haverá dois eventos voltados para a doação de mudas. Um deles no sábado (12), no Espaço Alternativo, das 16 às 18h, e outro no dia 26, no Parque Jardim das Mangueiras, também conhecido como Skate Park. A partir de dezembro, haverá substituições de indivíduos arbóreos na avenida Farquhar e plantio rua José Vieira Caúla. “Vamos ter bastante ações nos distritos”, disse.