Entenda por que o café desperta vontade de ir ao banheiro em algumas pessoas

Café além de aumentar a energia pode acelerar os movimentos intestinais, dizem estudos

289

Para algumas pessoas, o café além de aumentar a energia acelera os movimentos intestinais. Apesar da popularidade da bebida, não há muita pesquisa sobre por que o café faz muitas pessoas correrem para o banheiro minutos depois do consumo.

“Em alguns casos, como na relação entre o café e os movimentos intestinais, provavelmente não houve demanda médica para merecer uma investigação séria”, disse por e-mail Kyle Staller, diretor do Laboratório de Motilidade Gastrointestinal do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

“Também pode ser um caso de obviedade, o que significa que não são necessários vários estudos para saber que o café induz os movimentos intestinais quando faz parte da vida diária de muitas pessoas”.

Pode haver algo especial sobre o café, e a pesquisa existente prova “que os pacientes estão certos”, disse Staller, também professor assistente de medicina na Escola Médica de Harvard. Alguns estudos mostraram que beber café era mais eficaz do que água morna na indução de movimentos intestinais – isso significa algo, já que “a água é parte integrante da digestão normal, com grandes quantidades sendo liberadas e reabsorvidas pelo trato digestivo todos os dias”, disse ele.

Isso, obviamente, não significa que a ingestão adequada de água não seja essencial para sua saúde como um todo. “Cerca de 60% do seu corpo é feito de água”, disse Jerlyn Jones, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética, por e-mail.

E se o café é cafeinado ou descafeinado não parece importar em todos os estudos, de acordo com outras pesquisas – sugerindo que, em alguns casos, compostos do café além da cafeína podem ser responsáveis por movimentos intestinais repentinos.

As identidades desses compostos e como eles podem interagir com o trato digestivo ainda são amplamente desconhecidas, mas aqui está o que os pesquisadores descobriram até agora.

Café pode causar contrações no cólon

O cólon passa por três tipos de contrações que trabalham juntas para misturar, amassar e, finalmente, ejetar o cocô. A ocorrência, o tempo e a frequência dessas contrações são influenciados por fatores musculares, neurais e químicos.

O café pode estimular essa atividade motora do cólon minutos após o consumo, com base na pesquisa limitada disponível, disse Staller. Doze pessoas saudáveis experimentaram essa atividade durante um estudo de 1998, quando concordaram em ter uma sonda de sensor inserida no cólon.

Durante um período de 10 horas no dia seguinte, os participantes consumiram café quente, café descafeinado, água ou uma refeição em ordem aleatória. Ambos os tipos de café e uma refeição causaram mais contrações e pressão no cólon, em comparação com a água. O café com cafeína foi 60% mais eficaz do que a água na estimulação da atividade motora do cólon e 23% mais impactante do que o descafeinado.

Vários participantes de outro estudo que disseram que beber café provocou a vontade de evacuar passaram por um teste semelhante. A atividade do cólon aumentou dentro de quatro minutos depois de beber café preto sem açúcar, um efeito que durou pelo menos 30 minutos.

Esses resultados provavelmente apontam que o café não está em contato direto com o revestimento do cólon, mas sim afetando-o através de um “mecanismo gastrocólico”, disse Staller – o que significa que o café em contato “o revestimento do estômago desencadeia o sistema nervoso ou uma resposta hormonal que faz com que o cólon comece a contração”, disse. “As contrações do cólon movem as fezes no cólon em direção ao reto e voilá – você tem o desejo de evacuar”.

As melanoidinas – compostos formados durante a torrefação do café – têm fibra dietética, o que ajuda na digestão e previne a constipação, disse Jerlyn.

Café pode afetar hormônios e ácido estomacal

O café parece também estimular a liberação do hormônio gastrina, disse Staller, que permite a produção de ácido gástrico (ácido estomacal). O ácido gástrico ajuda a digerir os alimentos e pode estimular a atividade do cólon. Pesquisadores descobriram em 1986 que beber café com cafeína ou descafeinado afetava os níveis de gastrina de forma rápida e significativa.

Depois de jejuar durante a noite, os homens em um estudo de 2009 receberam uma refeição e café preto ou apenas uma refeição. Beber café acelerou significativamente o tempo que a comida levava para sair do estômago e entrar no intestino delgado após as refeições.

“Alguns compostos do café também podem interagir com os receptores opioides no trato gastrointestinal”, que afetam a função intestinal, acrescentou Staller.

Laticínios e saúde digestiva

Se você é intolerante à lactose, mas ainda gosta de creme no café, o creme pode ser o culpado por qualquer desejo repentino de evacuar.

“Uma maneira de descobrir o que está fazendo você ir ao banheiro é tomar café sem creme ou leite e acompanhar seus sintomas por alguns dias”, disse Jones.

Embora as pesquisas apontem alguns benefícios digestivos de beber café, será que esse consumo deve ser a melhor opção para se manter regular? Se você está constipado, beber café para ajudar a movimentação digestiva não é irracional, disse Staller.

“Mas não confie nele para mover suas entranhas”, disse Jerlyn. “Fale com seu médico se estiver tendo problemas para ir ao banheiro regularmente”.

Jerlyn recomendou aumentar lentamente a ingestão de fibras alimentares “com frutas, legumes, grãos integrais, feijões, nozes e sementes”. “O adulto americano médio consome apenas 12 a 14 gramas de fibra por dia e as Diretrizes Dietéticas 2020-2025 para americanos recomendam 25 a 30 gramas de fibra por dia para adultos”.

Pessoas propensas a ter o intestino solto ou vontade urgente de ir ao banheiro “podem querer considerar que o café também pode ser um gatilho para esses eventos desagradáveis”, disse Staller.