Elon Musk compra R$ 13 bi em ações do Twitter

Movimento do bilionário foi formalizado pela SEC hoje (4) e fez os papéis da plataforma subirem mais de 25% .

247

O bilionário Elon Musk comprou o equivalente a R$ 13 bilhões em ações do Twitter. A informação foi confirmada por um documento enviado pela plataforma para a SEC, o equivalente à CVM nos Estados Unidos. O movimento ocorrer após Musk ter criado polêmica, na semana passada, ao criticar o fomento à liberdade de expressão pela plataforma e sugerir, inclusive, que criar uma nova rede social poderia ser uma saída. O registro diz que Musk comprou cerca de 73,4 milhões de ações ordinárias, ou o equivalente a 9,2% de participação. A notícia já gerou alta de 25% nas ações da plataforma pré-negociadas na manha de hoje (4).

As críticas de Musk ao Twitter

Além de ser um dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk, dono da Tesla, SpaceX e algumas outras empresas, também é conhecido pelas polêmicas que gosta de criar. Principalmente em sua rede social preferida, o Twitter. Com alguma frequência, Musk gosta, inclusive, de criticar a própria plataforma. Na semana passada, não foi diferente, ele criou uma enquete com uma crítica direta ao microblog.

Musk perguntou aos seus seguidores: “Para uma democracia, liberdade de expressão é essencial, mas você acredita que o Twitter adota esse princípio de forma rigorosa?”. Das respostas, o Não teve 70% dos 2 milhões de votos recebidos. Diante do resultado, Musk postou novamente: “Considerando que o Twitter deveria ser uma praça pública, falhar ao aderir os princípios de liberdade de expressão prejudica a democracia. Como resolver? Criar uma nova rede social?”

Instantaneamente, os seguidores questionaram sobre as intenções de Musk em relação ao tema. Ele respondeu que “pensa seriamente criar uma nova rede social”. O assunto ficou por isso mesmo, mas suscitou uma série de questionamentos, matérias e suposições de que, muito além da provocação, Elon Musk teria, de fato, intenções de tornar-se o dono de uma nova plataforma social. Vale lembrar que não é de hoje que Elon Musk adota um tom provocador contra as big techs e, em especial, o Twitter.