Agroindústria e artesanato mostram produção nesta quinta-feira no estacionamento do Palácio Rio Madeira

231

Nesta quinta-feira, 31, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) promoverá, no estacionamento do Palácio Rio Madeira, a Exposição Agroindústria Familiar, que reúne o melhor da produção vegetal, de origem animal e do artesanato. Dezessete agroindústrias de Porto Velho e de diferentes regiões irão mostrar o melhor de suas propriedades.

Segundo informou a coordenadora de agricultura familiar na Seagri, Regiane Lucas, três artesãos vêm do interior e dez são de Porto Velho. Segundo ela, a exposição oferece uma linha cada vez maior de produtos do campo, mostrando a Rondônia tudo aquilo que aqui é produzido com qualidade.

O evento faz parte do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia (Prove), que se estende a longas distâncias, entre elas, o distrito de Nova Califórnia, a trezentos quilômetros da Capital, onde atuam pequenos agrossilvicultores do Projeto Reca.

“Com a exposição, a Seagri incentiva a agregação de valor a cada idem comercializado, garantindo segurança nas entregas comerciais locais; ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, explicou a assessora técnica das agroindústrias, Monalissa Pereira.

O setor tem obtido excelentes resultados, passando a fornecer também a unidades das Forças Armadas.

Segundo a assessora, não apenas os preços acessíveis e a visibilidade produtiva são fatores positivos nesse evento:

“Quem visita e compra está ajudando uma família a permanecer no campo, com o devido amparo”, ela disse.

VITRINE

Na edição deste mês participarão agricultores familiares de Ariquemes, Candeias do Jamari, Colorado do Oeste, Jaru, Nova União, Porto Velho, Theobroma, e Vilhena.

“Temos novidades”, anunciou a assessora. “A torta alemã produzida em Vilhena, e a presença de duas produtoras de plantas ornamentais em vasos, acrescentou.

Essas plantas – rosa do deserto e suculenta, entre outras – têm permissão da Agência Idaron, a fim de evitar a circulação de insetos ou pragas.

De Colorado do Oeste virão facas artesanais, carrinhos de madeira, entre outros; de Jaru, raspas de coco; de Vilhena, mel de abelha e embutidos defumados; de Ariquemes, iogurte; de Nova União, polpa de frutas. Da bacia leiteira de Rondônia, queijos em diversos formatos.

No geral, os municípios listados na atual edição apresentarão o melhor em café, chocolate artesanal, cocadas e doces diversos, linguiça calabresa, palmito, pimentas e condimentos (queima-boca), salame, charques, e polpas de fruta.

As próximas edições acontecerão em 29 de abril; 30 de junho; e 29 de julho. A exceção é o mês de maio, devido à Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.