Projeto com foco na saúde mental do docente é desenvolvido em Porto Velho

Parceria com a Faculdade Católica foi firmada para desenvolver ações para amenizar as dificuldades emocionais

301

A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia, realiza nos meses de outubro e novembro o projeto “Emovere: Fortalecendo a saúde emocional docente”, com o objetivo de desenvolver temáticas voltadas ao docente de escolas municipais, possibilitando diálogos abertos para o seu fortalecimento emocional.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto também vai possibilitar ao acadêmico estagiário de psicologia da FCR, o contato com a realidade nesta área da educação, auxiliando-os com o avanço de temáticas fundamentais para o desenvolvimento de um bom relacionamento entre professor/aluno, e do professor com ele mesmo.

O desenvolvimento do projeto justifica-se pelo fato de que os professores do ensino fundamental nunca se sentiram tão desafiados quanto neste período de pandemia.

“O adoecimento docente é uma realidade que acontece bem antes do período pandêmico, mas tornou-se ainda mais evidente neste momento em que vivemos, sendo fundamental o acompanhamento sistemático desses professores”, explicou a titular Semed, Gláucia Lopes Negreiros.

De acordo com a secretária, o presente projeto se fundamenta nos dados desta realidade docente, “o que possibilita uma parada estratégica para a realização de rodas de conversas, troca de experiências, palestras dirigidas, técnicas meditativas e de respiração, enfim, metodologias que auxiliem o professor a melhor gerenciar suas emoções e seu psicológico”, completou.

As palestras serão realizadas sempre às terças-feiras, das 19h às 20h, pelo canal da Divisão de Formação (Difor) – https://www.youtube.com/watch?v=-hPR1b9fKF8 –

Os temas a serem desenvolvidos serão: Saúde Emocional Docente; Psicologia da Emoção; Gerenciamento Afetivo e Psicológico; Desenvolvimento Humano e Afeto; Gerenciamento do Estresse, entre outros.