Randolfe Rodrigues pede que presidente da CBF deponha na CPI da Pandemia

O pedido acontece horas depois de ser confirmado que o Brasil receberá a Copa América de 2021

350

O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou nesta segunda-feira (31) um requerimento de convocação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Langanke Caboclo, para que ele deponha aos parlamentares. 

O pedido acontece horas depois de ser confirmado que o Brasil receberá a Copa América de 2021, depois que Colômbia e Argentina, sedes originais, desistiram de sediar o evento. 

Na justificativa do pedido, Randolfe destacou que o evento esportivo acontecerá em um país que já registrou mais de 460 mil mortes por Covid-19 “e que está na iminência de uma terceira onda da doença”. 

“Diante desse cenário, esta Comissão Parlamentar de Inquérito precisa ouvir o presidente da CBF para saber que medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização do evento”, escreveu o senador. 

O requerimento ainda precisa ser votado e aprovado pelos integrantes da CPI para que a convocação de Rogério Langanke Caboclo se torne efetiva.

Copa América no Brasil

A Conmebol confirmou o Brasil como sede da Copa América nesta segunda-feira. O torneio deve começar no próximo dia 13 e terminar em 10 de julho. O país foi escolhido no lugar da Argentina e da Colômbia.

As datas de início e final do torneio já estão confirmadas, segundo a entidade máxima do futebol sul-americano. As sedes das partidas e a tabela deverão ser informadas pela Conmebol nas próximas horas, de acordo com a publicação da confederação nas redes sociais. 

A Copa América foi cancelada na Colômbia por causa de protestos e, na Argentina, por causa da pandemia.

Mais cedo, o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil, havia se reunido com os organizadores do evento para avaliar a possibilidade de o Brasil sediar a Copa América no mês de junho – o que se confirmou poucas horas depois.