Eclipse solar total e chuva de meteoros: o Calendário Astronômico de abril

Abril reúne eventos astronômicos incríveis em 2024, incluindo um raro eclipse solar total e a chuva de meteoros Líridas

138

O maior evento astronômico do ano acontece no mês de abril. O eclipse solar total, que infelizmente não será visto do Brasil, cobrirá os céus da América do Norte no próximo dia 8. Veja esse e outros eventos esperados para o mês de abril no Calendário Astronômico do Olhar Digital.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de fevereiro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

Calendário Astronômico de abril

2 abril: A Lua minguante de abril chega à 00h14.

8 de abril: A Lua cobrirá o Sol num Eclipse Solar Total que poderá ser visto de várias regiões da América do Norte, possibilitando que milhões de pessoas observem o fenômeno, que resulta numa cobertura quase perfeita da estrela. Infelizmente, o evento não será visto no Brasil.

O fenômeno é o mesmo que foi registrado em 2017, mas há algumas diferenças. O Eclipse Solar Total deste ano poderá ser visto por cidades e áreas mais densamente povoadas, permitindo que 31,6 milhões de pessoas assistam o fenômeno, em comparação com as 12 milhões de 2017.

Eclipse Solar Total de 2017, fotografado em Madras, Oregon (Crédito: NASA/Aubrey Gemignani)

8 de abril: A Lua nova chega às 15h20.

9 de abril: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará o primeiro par de satélites de observação da Terra WorldView Legion para a Maxar Technologies. A Maxar planeja implantar seis satélites comerciais de sensoriamento remoto de alta resolução WorldView Legion em uma mistura de órbitas sincronizadas com o sol e de inclinação média.

falcon 9

15 de abril: A Lua Crescente chega às 16h13.

22 e 23 de abril: A chuva de meteoros Líridas, considerada por muitos a primeira das principais chuvas de meteoros que acontecem todos os anos, tem máxima esperada para os dias 22 e 23, quando as chances de se ver “estrelas cadentes” serão maiores. No entanto, ela já está ativa desde o dia 15, com término previsto para o dia 29.

Essa é a primeira chuva de meteoros a ocorrer depois da “seca” que se dá após a Quadrântidas, que tem máxima em 3 de janeiro. E é por encerrar esse período e também pelo fato de a chuva Quadrântidas praticamente não ser visível do Brasil que, para muitos, Líridas é considerada a primeira das grandes chuvas de meteoros do ano.

23 de abril: A Lua Cheia chega às 20h48.

Previsto para abril, mas sem data:

  • Primeiro voo do foguete Angara A5 do local de lançamento do Cosmódromo Vostochny, cargas úteis a serem anunciadas.
  • O primeiro de 2 lançamentos para a Comissão Europeia da constelação de satélites Galileo. O lançamento deve acontecer em um foguete Falcon 9.