Títulos urbanos e reforma no prédio da Ciretran são entregues pelo Governo de RO em Alto Paraíso

52

Entre os municípios que compõe a região do Vale do Jamari, Alto Paraíso vem recebendo investimentos expressivos por parte do Executivo Estadual em diversas áreas. Como parte do compromisso em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município, foram entregues pelo Governo do Estado 72 documentos titulatórios para moradores do Setor 01-A, através da Regularização Fundiária Urbana de interesse específico (Reurb-E). Além disso, serão regularizados 1.497 lotes urbanos com o Programa Estadual Título Já, o qual proporciona títulos definitivos gratuitos às famílias de baixa renda.

De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo é proporcionar mais dignidade para que os rondonienses usufruam do direito de ter uma moradia. “Temos trabalhado muito para possibilitar que a população tenha o título dos seus imóveis. O Governo do Estado faz convênio com as prefeituras, trabalha junto para emissão dos títulos, a fim de realizar o sonho dos moradores que estão há muitos anos esperando. Nosso trabalho está sendo feito tanto na zona urbana quanto na zona rural dos municípios, disponibilizando servidores para atender de forma mais eficiente a todos que precisam”, ressaltou.

ENTREGA DA CIRETRAN

Com o objetivo de melhorar o atendimento prestado à população que necessita de serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), o Governo do Estado entregou a obra de restauração do prédio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que revitalizou a estrutura física e aprimorou as condições de trabalho para os colaboradores, proporcionando um atendimento mais eficiente e digno para o cidadão.

O governador Marcos Rocha destacou que, o objetivo é que os investimentos possam ser de melhorias na estrutura física, mas sobretudo no atendimento ao cidadão. “A nova estrutura vai oferecer mais conforto e segurança para os servidores e mais comodidade à população, com acessibilidade, novas instalações elétricas, trazendo para todos os que precisam e merecem, um atendimento de qualidade”, ressaltou.

O diretor do Departamento de Trânsito de Rondônia, Léo Morais enfatizou o trabalho realizado pelo órgão na região do Vale do Jamari. “Além do investimento em estrutura física estamos deixando o Detran-RO ainda mais perto da comunidade, com a extinção de taxas, realizando um debate sobre a renegociação das dívidas, e tantos outros serviços em prol da população”, pontuou.

REVITALIZAÇÃO

As melhorias incluíram:

  • Revitalização e melhorias na estrutura física com adaptação às normas de acessibilidade, prevenção e combate a incêndio e pânico;
  • Troca total das instalações elétricas e de cabeamento estruturado;
  • Reservatório de água;
  • Revitalização de piso;
  • Construção de sala para almoxarifado;
  • Alteração de layout;
  • Mudanças na fachada;
  • Elevação do muro, gradil e portões;
  • Instalação de concertina, substituição de telhas, rufos e esquadrias (janelas e portas), metais e sanitários;
  • Recomposição de pavimentação;
  • Melhorias na drenagem;
  • Pintura total, sinalização visual, bem como instalação de mobiliário e centrais de ar modernos e econômicos.

AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO

Além da reforma da Ciretran, Alto Paraíso tem sido beneficiado por uma série de investimentos em infraestrutura e no agronegócio. Um dos destaques é o investimento de mais de R$ 15 milhões na construção de uma ponte de concreto na RO-459, que teve um impacto relevante na mobilidade da região. A pavimentação de trechos da RO-459 e as obras de manutenção nas rodovias RO-457 e RO-458 estão em andamento, visando melhorar a trafegabilidade e garantir maior segurança nas estradas, reduzindo a incidência de acidentes.

O projeto Tchau Poeira destinou mais de R$ 3 milhões para serviços de recapeamento e pavimentação das vias urbanas de Alto Paraíso, incluindo melhorias na iluminação pública e na infraestrutura de calçamento e estacionamento.

AGRONEGÓCIO SUSTENTÁVEL

No setor agrícola, o Governo do Estado tem fortalecido o agronegócio sustentável em Alto Paraíso, proporcionando aos produtores rurais suporte técnico e equipamentos modernos. Através do Programa Plante Mais foram entregues mais de 17 mil mudas de café clonal, além de equipamentos como secadores, plantadeiras de mudas de café, tanques de resfriamento de leite, mini câmaras frigoríficas, retroescavadeiras, caminhões e roçadeiras, com intuito de impulsionar a produção agrícola e garantir o desenvolvimento econômico da região.