Campanha “Sua Vida Vale Mais” reforça segurança no trânsito em Rondônia

68

Com o intuito de fortalecer a segurança viária e reduzir índices de sinistros de trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran-RO), tem intensificado as ações educativas em locais estratégicos dos municípios rondonienses. Na quarta-feira (20), educadores do órgão realizaram uma blitz educativa em Porto Velho. A ação, parte da campanha “Sua Vida Vale Mais”, e ocorreu em vários pontos de Porto Velho, incluindo os cruzamentos das Avenidas Amazonas com Rua Uruguai e José Amador dos Reis com Rua Alba. A blitz teve como objetivo reforçar a conscientização de motociclistas e motoristas, em conformidade com a Resolução nº 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, “a iniciativa do Detran-RO objetiva a conscientização quanto à responsabilidade de cada um na manutenção da segurança no trânsito, com ações que  reforçam o compromisso de todos na preservação da vida”.

A urgência da campanha é evidenciada nos relatos preocupantes dos moradores locais. Anderson Cruz dos Santos, comerciante e residente há oito anos na Rua José Amador dos Reis, testemunhou inúmeros sinistros, incluindo um, ocorrido no próprio dia da blitz, envolvendo duas motos. Mário Nogueira, proprietário de comércio na zona Leste da Capital, revela já ter presenciado, cinco graves acidentes, somente no cruzamento entre a Rua Raimundo Cantuária e avenida José Amador dos Reis.

De acordo com a Escola Pública de Trânsito (EPT), dados estatísticos do Detran-RO reforçam a gravidade da situação, com 72 sinistros registrados na Avenida José Amador dos Reis em 2022, e 36 sinistros apenas nos primeiros oito meses de 2023. “Quase 90% dos acidentes são resultados de imprudência, desatenção e imperícia dos motoristas envolvidos. Portanto, o objetivo é orientar a população para que faça escolhas corretas e prudentes no trânsito”, explicou a diretora da EPT, Junaia Freitas.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moares, enfatiza que, a campanha “Sua Vida Vale Mais” não se limita às ações pontuais, mas, busca intensificar a conscientização da população por meio de estratégias educativas contínuas, em locais com elevados índices de acidentes. “Seus objetivos abrangem desde a promoção do uso adequado de capacetes e cintos de segurança, até a sensibilização sobre os riscos do consumo de álcool e substâncias psicoativas ao dirigir”, explicou.

SUA VIDA VALE MAIS 

As ações da campanha acontecem de segunda a sexta-feira, em locais mais críticos, conforme os dados do Anuário Estatístico, da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest), com a participação ativa da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), dando segurança aos participantes da blitz, e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), que realiza vistoria veicular após as orientações do Detran-RO.

Além disso, a iniciativa prevê ainda, palestras educativas em empresas, escolas e outras instituições, visando abordar os principais fatores de risco envolvendo pedestres, ciclistas e condutores. “A campanha, portanto, não apenas busca corrigir comportamentos imprudentes, mas também transformar a cultura do trânsito, tornando as vias mais seguras para todos os usuários”, salientou Léo Moares.