PMEs: Sebrae lança novos serviços aos empreendedores via Whatsapp

Ferramenta pretende permitir a promoção da inclusão social, alcançando novos públicos: os empreendedores sociais.

138

O Sebrae está avançando na sua relação com os empreendedores de todo o país e passará a contar com um canal no WhatsApp inteiramente dedicado aos donos de pequenas empresas ou quem pretende abrir o próprio negócio.

A iniciativa é um reforço na estratégia de marketing um-a-um do Sistema Sebrae e eleva a comunicação a um nível mais direto, pessoal e eficaz com cada um dos clientes.  Por meio do serviço será possível ter acesso a informações, trilhas e jornadas disponibilizadas pela entidade. O objetivo é atingir milhões de empreendedores em todo o país.

Em 2023, o Sebrae realizou cerca de 34,6 milhões de atendimentos. O intuito é aumentar ainda mais esta relação com os pequenos negócios do país.

“A adoção do WhatsApp compreende parte da estratégia de transformação digital do Sebrae em curso nos últimos anos. Este é um caminho sem volta e, para estarmos próximos dos nossos clientes, precisamos adotar necessariamente essa ferramenta de comunicação, sem perder a excelência em interações. Somos a sexta marca mais forte do país e o empreendedorismo precisa desse apoio para continuar gerando emprego e renda”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima.

“A ferramenta vai permitir a promoção da inclusão social, alcançando novos públicos, os empreendedores sociais. Tenho certeza de que seremos uma referência no uso deste canal”, completou

A iniciativa é resultado de quase dois anos de estudos de mercado, diálogos com parceiros e a própria Meta (empresa responsável pelo WhatsApp), com análises criteriosas de especialistas. A escolha pela ferramenta se deu porque, no Brasil, o WhatsApp está presente em 98% dos smartphones e é o aplicativo mais utilizado.

Além disso, o app tem taxas de conversão entre 50% e 80%, o que supera outros canais digitais em eficiência. A empresa contratada para realizar o disparo foi a Salesforce, referência no setor. O Sebrae quer iniciar os contatos nos próximos meses.

Até o momento, o WhatsApp no Sebrae vinha sendo utilizado para dois fins: contato do cliente através da Central Nacional de Relacionamento (CNR) para tirar dúvidas, fazer reclamações, informar-se e para realizar capacitações e cursos. Com a mudança, a ferramenta também será utilizada como uma plataforma ativa com a entrega de informações, conteúdos, produtos e soluções do Sebrae para os mais diversos públicos.

“Queremos chegar aonde o pequeno negócio se encontra, sem barreiras geográficas que impeçam a instituição de entregar seus produtos e serviços, gerando valor às micro e pequenas empresas. O WhatsApp é um canal com poder de alcançar muitas pessoas, de forma bem distribuída no território brasileiro e com efetividade”, comenta o gerente de Atendimento e Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto.

“O brasileiro ama o WhatsApp e confia no Sebrae. Agora, integrando o WhatsApp aos demais canais disponíveis, o Sebrae consegue aumentar ainda mais sua proximidade e apoio ao pequeno empreendedor, mostrando-se ainda mais presente em sua rotina para apoiá-lo em seus sonhos e na promoção de um país mais justo”, acrescenta Enio.