Onda de calor sufocante segue neste sábado; Sul tem alerta de tempestades

Inmet emitiu comunicado de fortes chuvas para os estados do sul do Brasil

118

A onda de calor sufocante que atingiu o Brasil durante a semana segue neste sábado (16), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o instituto, pelo menos cinco estados seguem em alerta de grande perigo para o forte calor: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além do alerta para a onda de calor, o Inmet também comunica que praticamente toda a região Sul do país está em estágio de perigo por conta das fortes chuvas e tempestades. Principalmente as regiões do sudoeste e centro do Rio Grande do Sul, onde, além de tempestades, há também o alerta para o acúmulo de chuvas.

Esses comunicados caracterizam períodos de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (até 100 km/h) e queda de granizo. Existem riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet.

O que fazer?

Segundo o Inmet, em situações de tempestades e acumulados de chuva, essas são as principais recomendações:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
  • Observe alteração nas encostas
  • Permaneça em local abrigado
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, por haver risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).