Prefeitura abre vagas para curso de pós-graduação em Gestão Escolar

As inscrições iniciam dia nesta terça-feira (5) e são voltadas para servidores da educação lotados nas unidades escolares

84

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), em parceria com as Prefeituras Municipais de Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná e Nova Mamoré, participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) e em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), apresenta Edital de Seleção de Alunos para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão Escolar/UAB com início no 1º semestre de 2024, na modalidade à distância, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica.

De acordo com a diretora da UAB, Mariza Salvi, o curso está com as inscrições abertas a partir deste dia 5 de março, tem a duração de 360 horas/aula, vai ser realizado com 100% das aulas à distância, e o aluno terá 18 meses para concluir a pós-graduação, que também pode ser classificada como especialização, na modalidade latu sensu. “Serão ofertadas 180 vagas, distribuídas entre os polos entre os Polos da UAB: Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho, cada uma com 30 vagas abertas para gestores e servidores graduados na área de pedagogia”, completou a diretora.

O curso tem a duração de 360 horas/aula

Para a titular da pasta de Educação da rede municipal, Gláucia Negreiros, o curso visa formar, em nível de especialização, gestores educacionais, tais como diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores escolares e orientadores educacionais das escolas públicas da Educação Básica, em exercício, atuando diretamente na escola pública municipal ou estadual de Educação Básica.

“Estão incluídos aqueles de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Educação Especial e de Educação Profissional, contribuindo com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Faz parte do nosso projeto político e pedagógico ofertar formações de nível técnico e superior para nossos servidores da educação, em especial, aqueles que estão no ‘front’, agindo diretamente com os alunos, garantindo um ensino de qualidade nos primeiros anos da vida escolar das nossas mais de 43 mil crianças distribuídas pelas 141 unidades escolares”, acrescentou a secretária.

O processo seletivo dos alunos de que trata este edital será desenvolvido por uma Comissão de Seleção composta por professores e técnicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Porto Velho, designados por meio da Portaria Nº 725/2023/GR/UNIR, de 04/10/2023. Poderão se inscrever para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu de especialização em Gestão Escolar, graduados com Licenciatura Plena em Pedagogia e ser gestor efetivo. As inscrições podem ser realizadas pela internet, e seguem até o dia 15 de março. Mais informações pelo edital.