Governo faz parceria com a Uber contra violência a mulher

Ministério das Mulheres enviará a motoristas parceiros e aos usuários conteúdos sobre o Ligue 180, canal para crimes de gênero

76

O Ministério das Mulheres fechou uma parceria com a Uber para combater a violência contra a mulher no país. A campanha é uma das medidas do órgão federal para o mês de março, o qual marca o Dia Internacional das Mulheres. Haverá a divulgação do Ligue 180, que é o serviço público que orienta as vítimas de crimes de gênero do país –como violência física, emocional e patrimonial.

Ao longo de março, os usuários e motoristas parceiros da empresa de transporte por aplicativo receberão informações regulares sobre a funcionalidade do Ligue 180. O canal fica disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana. O serviço orienta as mulheres em situação de violência e encaminha os casos aos órgãos competentes. As vítimas também podem buscar o mesmo atendimento pelo WhatsApp (61) 99610-0180.

De acordo com Ellen Costa, coordenadora-geral do Ligue 180, o ministério tem “trabalhado com prioridade na reestruturação e melhorias” do canal. Para isso, há “divulgação constante da central com campanhas de utilidade pública e em espaços diversos por meio de parceiros, como a Uber”.

“É importante que as mulheres em situação de violência e todas as pessoas que possam ajudá-las saibam que podem recorrer ao canal para pedir ajuda, informações, orientações e também fazer denúncias”, afirmou.

Segundo Gabriela Silveira, gerente de Políticas Públicas da Uber, a iniciativa integra um “compromisso público” que visa o enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil.

“Para a Uber faz todo sentido unir esforços em torno de iniciativas como essa que buscam fomentar uma cultura de segurança e respeito em nossa sociedade. O combate à violência contra a mulher é uma agenda prioritária para nós e estamos sempre em diálogo com especialistas, organizações do 3º setor e autoridades para construir um futuro mais seguro para as mulheres brasileiras”, declarou.