Concurso Público Nacional Unificado oferta vagas para todos os 26 estados e DF

Há oportunidades para cidades do interior, bem como para todas as capitais; inscrições encerram nesta sexta-feira (9/2)

77

As 6.640 vagas para o serviço público federal, ofertadas nos oito editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), estão com as inscrições abertas até a próxima sexta-feira (9/2). As oportunidades abrangem todas as vinte e seis capitais de estado, Brasília e cidades do interior. A seleção é realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público (MGI).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 895 vagas, é o órgão mais capilarizado. Estão previstas vagas para todas as capitais brasileiras para os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas (275 vagas) e Estatísticas e de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas (312 vagas).

Já as 300 vagas previstas para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, também do IBGE, contemplam dezenas de cidades brasileiras, espalhadas por todas as cinco macrorregiões, incluindo cidades bem distantes da capital e mesmo municípios na faixa de fronteira.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com 742 vagas, é outro órgão presente em todas as capitais do Brasil, além de Santarém e Marabá, ambas no interior do Pará. Todas as capitais são locais de exercício para as vagas abertas para Analista Administrativo (137 vagas), Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (446 vagas) e Engenheiro Agrônomo (159 vagas).

Nacional 

Há diversos outros órgãos com vagas para exercício em âmbito nacional, como o próprio MGI, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e a Advocacia-Geral da União (AGU).

As vagas de âmbito nacional do MGI são para os cargos de Analista Técnico-Administrativo (182), Economista (27), Estatístico (12), Arquiteto (14), e Engenheiro (68). 

Para o MAPA, as vagas nacionais são para Agente de Atividades Agropecuárias (100), Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (100) e Técnico de Laboratório (40).

Também estão sendo ofertas 900 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), carreira do MTE, que tem como local de exercício dezenas de cidades espalhadas por todo o País. Também para âmbito nacional, há vagas na AGU para Administrador (154), Arquiteto (5), Arquivista (2), Analista Técnico-Administrativo (90), Contador (47), Economista (35), Engenheiro (18), Estatístico (7), Médico (3), Psicólogo (10), Técnico em Assuntos Educacionais (20) e Técnico em Comunicação Social (9).

Todas essas vagas e órgãos são apenas alguns dos exemplos de vagas ofertadas pelo CPNU. São ofertadas vagas para outros órgãos, como Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e Ministério da Cultura (MinC). Os editais listam a relação completa dos locais de exercício 

Para a relação completa de vagas ofertadas com as respectivas carreiras, órgãos e locais de exercícios, acesse os próprios editais do CPNU.