Inscrições para o Sisu terminam às 23h59

65

Os estudantes aptos a participarem do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 25 de janeiro, para se inscreverem pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado no dia 30 de janeiro.  

Essa edição do Sisu terá uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertará 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Serão oferecidas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior participantes da seleção.      

Matrícula – Os selecionados na chamada regular do Sisu devem realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos, no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.   

Lista de espera – O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.   

Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.  

Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.        

Cronograma completo do Sisu 2024

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.

Por: Ministério da Educação (MEC)