Laboratório Estadual recebe certificado de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade

59

O Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) foi certificado, obtendo o conceito de Excelência pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O Lepac foi avaliado mensalmente, por meio de Ensaios de Proficiência, os quais estão definidos em legislação; como sendo o Controle Externo da Qualidade pela determinação da exatidão e desempenho do processo analítico.

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE

É o maior provedor de Ensaios de Proficiência do país, com mais de 5.700 laboratórios participantes, tendo inclusive participação de laboratórios, além dos nacionais, de análises clínicas latino-americanos, europeus e africanos. A certificação foi recebida pela unidade, no dia 2 de janeiro.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, o recebimento da certificação obtida pelo Lepac, assegura a qualidade dos exames realizados pela unidade. “Além disso, a unidade conta com o primeiro laboratório da América Latina a possuir esse sistema integrado, automatizado com a nova atualização”, afirmou.

AVALIAÇÕES

As avaliações são divididas em dois programas, sendo o básico e o avançado. O Básico é composto das especialidades básicas do laboratório e seus respectivos analitos (substância ou componente químico, em uma amostra, que é alvo de análise em um ensaio), compreendendo Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Reticulócitos, Urinálise, dentre outros, além de um Questionário de Educação Continuada (Educac).

O Avançado é composto das demais especialidades e seus respectivos exames, que completam as análises feitas no Laboratório, sendo: exames de Autoimunidade, Drogas Terapêuticas, Fatores da Coagulação, Hormônios, ImunoHematologia, Imunologia (Proteínas Plasmáticas, Hepatites B e C, Doenças Infecciosas, Provas Reumáticas, Marcadores Cardíacos e Tumorais, dentre outros exames.

De acordo com o diretor do Lepac, Paulo Giroldi, a unidade é constituída de equipamentos de ponta, utilizados em grandes centros do país e do mundo. “A unidade tem como visão ser reconhecido como referência Estadual no diagnóstico de Patologias Clínicas. Com o recebimento da certificação, obtemos total garantia de que estamos no caminho certo e de que os nossos exames são seguros e confiáveis”, assegurou.

LEPAC

O laboratório realiza análises clínicas desde 2016, oferecendo um apoio eficiente, com resultados rápidos para as unidades hospitalares de Rondônia, como: Pronto Socorro João Paulo II, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Hospital Infantil Cosme e Damião, Hospital de Retaguarda de Rondônia, Assistência Médica Intensiva (AMI),  Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cementron), além de outras unidades e programas que recebem o apoio.

Ao longo do ano de 2023, o Lepac realizou o atendimento de mais de 154 mil pacientes, realizando aproximadamente 2 milhões de exames. 

O laboratório disponibiliza os resultados de forma presencial ou por meio do site: https://poc-hospub.sesau.ro.gov.br/weblab/, sendo a maioria dos exames liberados no mesmo dia e com a facilidade de acesso por meio remoto.