Governo lança projeto ‘Saeb: nossa meta é você!’, para reforçar desempenho da Educação de Rondônia

0
204

Com objetivo de sensibilizar e mobilizar as equipes escolares e suas comunidades, levando a todos os envolvidos a importância de obter um bom desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, lançou o projeto Saeb: nossa meta é você!. O projeto irá envolver 406 unidades escolares numa ação intermunicipal, através de um ciclo de acompanhamento formativo, mobilizando Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, gestores, professores, técnicos e pais ou responsáveis das unidades escolares.

As provas do Saeb serão aplicadas nas escolas da rede pública estadual de ensino, no período de 23 de outubro a 3 de novembro. Cada avaliação é constituída por dois blocos de Língua Portuguesa e dois de Matemática. Os estudantes do quinto ano respondem a 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática.

Segundo a titular da Seduc, Ana Pacini, até outubro serão quatro meses de uma ação macro de intervenção, acompanhamento, avaliação e orientação, auxiliando as unidades escolares a alcançarem êxito em seus resultados. “Este projeto surge da necessidade de aprimorarmos o resultado desta avaliação, que irá servir de indicativo da qualidade do ensino e oferecer subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à educação rondoniense”, explicou.

MELHORES ÍNDICES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto tem como meta elevar a educação rondoniense ao topo do país. “Esta é uma iniciativa importante para elevar a aprendizagem dos alunos e manter Rondônia entre os melhores indicadores do Brasil. A nossa meta é conquistar as primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  Ideb, mas os resultados vão além disso, afinal, um ensino de qualidade abre portas para um futuro promissor e enche nossos estudantes de possibilidades”, declarou.

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Segundo a coordenadora do projeto, Izis Cúbia, a Seduc já deu início a ação de mobilização das equipes escolares, para execução das intervenções pedagógicas, a fim de ressaltar a importância do Saeb. “Estamos identificando problemas, as diferenças regionais da rede de ensino, e ajustando às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas. Posteriormente estaremos trabalhando na sensibilização dos pais ou responsáveis para alcançarmos a meta de participação dos estudantes e focando na elaboração de um Plano de Nivelamento de Aprendizagem por meio de cada CRE e unidade escolar”, ressaltou.