Detran Rondônia realiza ação “Motorista Camarada” para mais de duas mil pessoas, em Porto Velho

0
220

Com a distribuição de panfletos contendo informações sobre números de sinistros de trânsito ocorridos em Rondônia, voluntários do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizaram a ação “Motorista Camarada”, nas noites de sexta-feira (9) e sábado (10), em Porto Velho. Durante a operação foram visitados 21 bares, com a sensibilização direta para 2.148 pessoas sobre os riscos de beber e dirigir.

Para o diretor-geral da Autarquia, Léo Moraes, é importante se fazer uma fiscalização integrada. “A ação executada pela Escola Pública de Trânsito – EPT do Detran/RO objetiva sensibilizar  frequentadores de bares e festas, para que entre os amigos escolham um que não consuma bebida alcoólica para ser o motorista camarada, e assim conduzir o veículo que transportará os amigos em segurança para casa”, explicou.

Para o governador Marcos Rocha, a ação “Motorista Camarada”, executada pelos voluntários da EPT  é de relevância. “As informações prestadas à população  priorizam o direcionamento no que diz respeito à condução segura de veículo, no qual a equipe destaca ao público que, bebida e direção são mistura perigosa, e que podem resultar em danos irreversíveis a outros e ao condutor do veículo. É preciso escolher salvar vidas dirigindo de forma consciente”, salientou.

O diretor-geral do Detran/RO enfatizou que, o trabalho da EPT está essencialmente na prevenção e orientação da população quanto aos riscos de infringir a lei. “Todos devem ser conscientes de que misturar bebida alcoólica e direção veicular é uma má escolha. Comete infração gravíssima quem dirige sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, conforme estabelece o Código Brasileiro de Trânsito – CTB”, lembrou. 

DADOS

Conforme os dados preliminares do Detran/RO, de janeiro a novembro de 2021 e 2022, ocorreram 18.534 sinistros de trânsito. Destes, 15.865 foram resultado de falha humana, e  863 tiveram envolvimento de condutores alcoolizados.

Com o intuito de reduzir o número de sinistros de trânsito, o Detran/RO executa operações de educação e fiscalização em todo estado de Rondônia, e suas ações fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans que foi criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, a qual o Detran/RO aderiu em 2022.