Astronauta da missão lunar Artemis 2 descobriu cratera rara na Terra

Jeremy Hansen, membro da missão Artemis 2, participou de uma expedição geológica há 12 anos, que encontrou uma cratera de impacto rara

241

Um dos membros da missão Artemis 2, voo que será lançado pela NASA em 2024 para uma temporada de 10 dias ao redor da Lua, tem uma incrível descoberta no currículo. Jeremy Hansen, que se tornará o primeiro canadense a entrar em órbita lunar, está entre os responsáveis por encontrar uma das mais raras crateras de impacto da Terra.

Isso aconteceu há 12 anos, quando ele ainda nem fazia parte do corpo de astronautas da Agência Espacial Canadense (CSA). 

Hansen, que é mestre em física, fez parte de uma expedição junto a outros cientistas da Universidade do Ontário Ocidental para explorar o Lago Gow, uma área remota em Saskatchewan que só havia sido vista antes em imagens de satélite. 

Um artigo publicado este mês na revista Meteoritics & Planetary Science descreve a descoberta feita em 2011 pela equipe, que foi liderada pelo renomado geólogo Gordon Osinski, professor pesquisador da instituição.

Quando estiver no espaço, é provável que Hansen consiga ver de cima o local onde esteve presencialmente durante a pesquisa, e que até se assemelha a algumas das crateras lunares que poderão ser observadas por ele de perto ao se aproximar da Lua a bordo da cápsula Orion.  

NASA valoriza pesquisas científicas dos astronautas

Segundo Osinski, o artigo sobre a descoberta da cratera Saskatchewan (que leva o nome da província canadense onde é localizada, também chamada de Lago Gow) demorou para ser publicado devido a preocupações de pesquisas mais urgentes e à pandemia de Covid-19.

A espera, no entanto, valeu a pena, pois a instrumentação de laboratório melhorou nos 12 anos seguintes, aprimorando a pesquisa de acompanhamento.

Embora o astronauta não esteja listado como autor do estudo, Hansen é citado calorosamente nos agradecimentos “por sua companhia em campo”.