Da recuperação de nascentes até biogás de esterco de boi, público tem acesso a tecnologias na Rondônia Rural Show

204

Uma diversidade de produções sustentáveis voltadas à agricultura familiar está disponível para visitação no “Espaço Mais Verde”, nas Vitrines Tecnológicas da 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que pode ser conferida até o próximo sábado. A maior Feira do agronegócio da região Norte está sendo realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, essa iniciativa do Governo  busca incentivar os produtores a conferirem as melhores práticas para a economia verde. “As vitrines tecnológicas são uma das formas de demonstrar aos produtores que é possível desenvolver, ainda mais, com sustentabilidade. Rondônia é um estado que produz, que faz a diferença, e se desenvolve com cuidado ambiental”, afirmou. No Estado, a agricultura familiar está presente em mais de 80% das propriedades rurais.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri,  Luiz Paulo, a secretaria trabalhou no planejamento do tema da Feira, em parceria com a  Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/RO, para apresentar ao público as melhores práticas sustentáveis do Estado, resultando em 24 vitrines tecnológicas, com a presença da Emater e instituições parceiras. ”Trouxemos o que há de melhor em tecnologias sustentáveis para ofertar ao público, exemplos das melhores técnicas de plantio, colheita e fertilizantes a serem utilizados, para assim, fortalecer a agricultura familiar”, afirmou.

VISITAS GUIADAS

Nas vitrines de tecnologias sustentáveis, o público tem acesso a visitas guiadas por técnicos da Emater. Quem passa pelo local se depara com uma variedade de plantações e tecnologias sustentáveis voltadas ao agricultor para produzir mais, em harmonia com o meio ambiente.

O presidente da Emater, Luciano Brandão destacou que, nas Vitrines Tecnológicas serão desenvolvidas uma série de atividades voltadas ao tema da 10ª Rondônia Rural Show, que é “Tecnologias Sustentáveis”, onde a Emater contempla não só as tecnologias, mas também, os projetos de políticas públicas para fomentar a agricultura familiar.

“Vamos falar sobre o Paisagens Sustentáveis, uma ferramenta que disponibiliza o maior acervo de dados da Amazônia, provenientes de levantamentos para recuperação de áreas degradadas; o melhoramento genético através da disponibilização do nitrogênio líquido para os produtores que trabalham com inseminação artificial; o Peixe Saudável que trabalha a sustentabilidade na piscicultura; o Rufião Móvel, um laboratório móvel equipado com aparelho de ultrassonografia para fazer o diagnóstico de gestação e também o levantamento reprodutivo da bovinocultura de leite; temos ainda o Robusta Café, para ajudar os produtores a melhorarem a qualidade dos cafés, e a Consultec, que tem como objetivo impulsionar a produção de leite”, pontuou.

SUSTENTABILIDADE

Entre tecnologias sustentáveis presentes nas Vitrines Tecnológicas está o biogás, produzido com esterco de boi, que ainda gera um segundo produto, o biofertilizante; e também a hidroponia aliada à energia solar. Além disso, uma nascente existente no Centro Tecnológico foi recuperada, e serve de modelo para valorização e preservação dos recursos hídricos, a ser replicado nas propriedades rurais.

O assessor estratégico da Emater, Rafael Cidade, mostra aos visitantes o resultado alcançado com a recuperação da nascente, que possui ao redor plantios, inclusive o de cacau, que além de ajudar na recuperação, também gera rentabilidade aos produtores.

‘‘A recuperação dessa nascente começou no ano passado, faz parte do projeto Renascer das Águas, e é uma parceria entre o Governo de Rondônia e a prefeitura de Cacoal. Esta iniciativa faz parte das orientações que a Emater vem fazendo sobre o uso racional da água, é preciso ter esse cuidado ambiental’’, explicou Rafael Cidade.

PLANTIOS

Na área de Vitrines Tecnológicas, também há apresentação de culturas anuais como milho, arroz, feijão, e ainda adubação verde; manejo das pastagens; sistemas agroflorestais com uso do cacau, consórcio (pastagem, milho e leguminosas).

E ainda tecnologia de tanque suspenso para a piscicultura; aquoponia, que é a utilização dos resíduos dos peixes para produção das hortaliças; plantas ornamentais; e o público pode conferir quais os melhores clones de café cultivados em Rondônia, o manejo feito nas plantações e ainda saborear os melhores cafés do Estado.

“O visitante tem que se sentir em casa, nossas vitrines transmitem esse acolhimento. Nós estamos aqui com a equipe técnica da Emater, preparada para fazer as demonstrações, orientações e mostrar quais as tecnologias existentes no Estado, ligadas às principais cadeias produtivas”, afirmou o assessor estratégico da Emater. No local, também há um ambiente especial para acompanhar a trajetória da assistência técnica rural de Rondônia.