Emater Rondônia incentivará práticas de tecnologia sustentável para agricultores familiares na Rondônia Rural Show

222

Há 11 dias do início da Rondônia Rural Show Internacional, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO se prepara para apresentar o que há de melhor em tecnologia sustentável à agricultura familiar. A vitrine tecnológica está sendo instalada para receber o público interessado em produzir com sustentabilidade, e garantir renda com economia e lucro na produção. A 10ª Rondônia Rural Show Internacional será realizada no período de 22 a 27 de maio.

Marcando presença em todas as edições, a Emater/RO traz para esta edição, diversas iniciativas inovadoras, com foco na sustentabilidade. Entre elas, destacam-se a estação agroecológica, produção de alimentos, aspectos sociais da fitoterapia, proteção e recuperação de nascentes, sistemas agroflorestais, produção de biogás; além dos programas e projetos do Governo Estadual voltados à família rural. Todas as iniciativas poderão ser visitadas na Vitrine Tecnológica e contar com orientação dos extensionistas, para que os produtores possam conhecer cada atividade.

Para o governador Marcos Rocha, esta é uma excelente oportunidade para mostrar que em Rondônia, o agronegócio continua crescendo de forma sustentável, o que desperta o interesse dos agricultores e abre as portas para o mercado internacional.

“A Feira é uma excelente oportunidade para apresentar Rondônia ao mundo dos negócios, isso ajudará a fomentar o desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Na estação agroecológica, o visitante terá a oportunidade de conhecer um biodigestor, que é uma tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos da propriedade rural e contribuir com a redução dos gases de efeito estufa, além de produzir o biofertilizante, que é um adubo rico em nutrientes. O extensionista Rafael Cidade, responsável pela organização do estande da Emater durante o evento, explica que a adoção deste equipamento deve economizar energia elétrica e substituir o gás de cozinha.

Na produção de alimentos, a Emater/RO estará mostrando a hidroponia, uma tecnologia já praticada por muitos agricultores, que otimiza os espaços, o manejo, e ajuda a controlar a infestação de pragas e doenças, porém, o diferencial é que a água que circula essa atividade será movida por placas de energia solar. A energia também será utilizada na atividade de aquaponia, onde será desenvolvida a produção de hortaliças, com água de resíduos das rações utilizadas nos tanques de piscicultura.

O diretor-presidente da Emater/RO, Luciano Brandão tem acompanhado as instalações das atividades da Emater no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná, onde será realizado o evento, e enfatiza que as políticas públicas do governo voltados à agricultura familiar têm fortalecido muito as famílias que vivem no campo. “O movimento que a Feira vem tendo ao longo desses últimos anos, demonstra por si só, a grandeza e a relevância da Rondônia Rural Show para o Estado, e neste ano não será diferente”, enfatizou.