Reeducandos da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro iniciam curso de produção de doces

288

Reeducandos da Colônia Agrícola Penal Ênio dos Santos Pinheiro – Capep, em Porto Velho, iniciaram nesta terça-feira (25), o curso de produção de doces de compota. A capacitação é ofertada através da parceria entre Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, sendo mais uma ação do Governo de Rondônia no trabalho de ressocialização por meio da capacitação profissional.

As compotas são conservas de frutas ou outros vegetais, cozidos aos pedaços em açúcar ou em algum líquido, que pode ser água ou suco de fruta. Vinte e um reeducandos foram matriculados e realizam o curso, que é ofertado na modalidade presencial, abordando técnicas desde o preparo da fruta, cozimento e embalo, deixando os alunos aptos a realizarem a produção de forma profissional. A ementa do curso foi distribuída em 20h, e ao final das aulas e avaliações os alunos serão certificados pelo Idep.

O governador do Estado, Marcos Rocha, destacou os números de capacitação do sistema prisional, frisando a importância no processo de ressocialização. “Desde janeiro de 2023 foram capacitados mais de 550 internos do sistema prisional de Rondônia, possibilitando assim por meio da ressocialização, a formação de novos profissionais, que terão a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho, seja em iniciativa privada ou autônoma, nos seus pós-cumprimentos de pena”.

Além dos certificados, os reeducandos ainda têm direito à remição de pena, prevista na Lei de Execução Penal – LEP, que garante um dia da pena a menos, para cada 12 horas de estudo.