Doce de leite como pré-treino funciona? Entenda nova moda

Alguns profissionais indicam a inclusão do doce de leite no cardápio de quem visa o ganho de massa muscular, mas a orientação ainda gera dúvidas

234

Quando pensamos em dieta e alimentação saudável é comumente associado ao consumo de apenas frutas, vegetais e legumes. Entretanto, dependendo do objetivo desejado, as opções são, na verdade, bastante variadas e apetitosas. Alguns profissionais indicam a inclusão do doce de leite no cardápio de quem visa o ganho de massa muscular, mas a orientação ainda gera dúvidas, uma vez que o alimento não se encaixa no estereótipo dos alimentos saudáveis. Mas afinal, comer doce de leite para hipertrofia é uma boa tática?

Segundo a nutricionista Luciana Picerno, especialista em nutrição esportiva, sim, o doce de leite pode ser consumido no chamado pré-treino imediato, quando há um intervalo de até 40 minutos entre a refeição e a atividade física. Conforme a profissional, quando não há muito tempo para comer antes do treino, o ideal é consumir alguma fonte de energia rápida. “Por ser rico em açúcar e ter pouca gordura, o doce de leite é uma boa opção. Ele tem rápida digestão e absorção. Só temos que tomar cuidado em relação à quantidade, já que ele tem bastante açúcar por pouco volume. A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, mas fica em torno de uma colher de sopa”, destaca.

O doce de leite pode ser consumido antes do treino, principalmente para quem busca hipertrofia. O consumo de alimentos ou preparações ricas em carboidratos de rápida absorção favorecem a performance física”, diz Jamile Tahim, nutricionista e mestre pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). De acordo com a especialista, o ideal é ingerir uma colher (sopa) rasa que equivale a 20 g. Essa porção contém cerca de 60 calorias, 1,3 g de proteínas, 10 g de carboidratos e 1,4 g de gorduras totais.

Segundo Tahim, existem outras fontes que devem ser incluídas e que fornecem um valor nutricional superior. Há diversas opções de doce de leite no mercado. O ideal é optar por aqueles que não tenham outros complementos, como chocolate. Outra dica é observar a lista de ingredientes, que deve conter apenas leite e açúcar. Também existem opções sem açúcar, que são menos calóricas. Além disso, o preparo em casa é recomendado pelos especialistas.

De forma geral, o doce de leite caseiro pode ser considerado mais saudável do que o industrializado, por não conter tanto açúcar simples e outros componentes para conservação e sabor, como o xarope de glicose, conservantes e aromatizantes”, destaca Carlos Alberto Werutsky, nutrólogo, médico do esporte e diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Contraindicações

O doce de leite não é recomendado para quem tem alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose. Além disso, o consumo não é indicado para quem tem diabetes e crianças menores de dois anos. As pessoas que têm síndrome do ovário policístico, resistência insulínica, esteatose hepática (gordura no fígado), síndrome metabólica, sobrepeso, obesidade e aumento do nível do colesterol devem evitar o consumo do doce de leite como pré-treino. Isso porque ele contribui com a piora do quadro devido a sua absorção rápida e a alta carga glicêmica.

O que comer no pré-treino

Os especialistas recomendam que seja estimulado o consumo de alimentos que forneçam carboidratos, ou seja, possuem elevada carga energética, mas que também sejam fontes de outros nutrientes. Isso porque ajudarão a melhorar a capacidade funcional do organismo. De forma geral, a quantidade ideal de ingestão de carboidratos no pré-treino oscila entre 30 g a 60 g ou até mais, dependendo da necessidade calórica diária, duração e intensidade do treino.

“As pessoas devem ter cuidado com modismos no contexto da saúde e alimentação. Com a influência das redes sociais, diferentes estratégias nutricionais se popularizam, mas o que pode ser seguro para alguns, também não é recomendado para outros”, diz Jamile Tahim, nutricionista e mestre pela UECE. A recomendação é que o indivíduo converse com o nutricionista ou nutrólogo antes de começar a treinar e receba orientações sobre o que consumir e a quantidade indicada de forma individual.

Veja abaixo algumas opções pré-treino para variar a dieta e alcançar a hipertrofia:

Frutas com granola e mel;

Suco de frutas sem açúcar;

Sanduíche natural;

Tapioca;

Ovos;

Frango grelhado;

Aveia;

Frutas desidratadas;

Batata-inglesa, batata-doce, mandioca e milho.