‘Chewbacca mudou minha vida’: por que ator deixou o basquete por Star Wars? 

352

Joonas Suotamo se tornou famoso por interpretar Chewbacca, um dos marcantes personagens da franquia Star Wars, em quatro filmes lançados desde 2015. Antes, o finlandês de 2 metros e 11 centímetros tentou seguir carreira no basquete profissional dos EUA.

Ele comentou sobre o tema em papo exclusivo com Splash durante a Star Wars Celebration, realizada entre os dias 7 e 10 de abril em Londres, Reino Unido.

Joonas estudou cinema e jogou pela Penn State na liga universitária entre 2005 e 2008, segundo relato do Chicago Tribune. Ele não conseguiu vaga no basquete profissional após se formar e voltou para a Finlândia, onde continuou jogando no time de sua cidade natal, Espoo.

Na época, o artista tentava começar sua própria produtora e vendia seguros por telefone para pagar as contas, mas enfrentou problemas financeiros.

Foi então que, no fim de 2013, um técnico de basquete finlandês soube que procuravam um ator muito alto e de olhos azuis para um filme, e lembrou imediatamente de Suotamo.

Sem saber o tema da produção, o jovem usou as instalações de sua antiga escola na época para filmar seu teste, que consistia em imitar um homem das cavernas.

Chewbacca mudou a minha vida. Serei sempre grato por fazer parte da franquia e contar as histórias que eu amava quando era criança.

Joonas Suotamo

Ele falou sobre a adaptação ao novo trabalho em entrevista à Business Insider em 2016.

“Nos treinos de basquete, eu sempre imitava o estilo dos meus colegas. Então, interpretar Chewbacca é algo para o qual sempre vim me preparando, sem saber”.

Em “Acolyte”, série do universo Star Wars anunciada para 2024, Joonas Suotamo interpretará um wookie jedi chamado Kel Nak.

“Teremos que esperar e ver como eles reagem, como a história se desenvolve. Não posso contar nenhum detalhe, mas estou ansioso para ver o produto finalizado”, concluiu o ator.