Caça russo derruba drone militar dos EUA no Mar Negro

Segundo Washington, drone realizava operação de rotina quando foi atingido por aeronave. Rússia afirma que equipamento norte-americano caiu na água após manobras descontroladas.

172

Um caça Su-27 da Rússia atingiu a hélice de um drone militar de vigilância “Reaper” dos Estados Unidos nesta terça-feira (14), fazendo com que ele caísse no Mar Negro. Este é o primeiro incidente do tipo desde a invasão da Ucrânia pelos russos em 2022.

O Departamento de Defesa dos EUA afirmou que dois jatos russos realizaram uma interceptação “imprudente” do drone espião norte-americano, o que resultou na colisão entre o SU-27 e o equipamento. Várias vezes antes da colisão, as aeronaves despejaram combustível no drone e voaram na frente dele em manobras inseguras.

“Nossa aeronave MQ-9 estava conduzindo operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida por uma aeronave russa, resultando em um acidente e na perda total do MQ-9”, disse James Hecker, general da Força Aérea dos EUA, em comunicado.

“Na verdade, esse ato inseguro e pouco profissional dos russos quase causou a queda de ambas as aeronaves”, afirmou. 

O Ministério da Defesa da Rússia disse que o drone norte-americano foi detectado perto da fronteira russa e, portanto, os jatos decolaram para averiguar a situação. A TASS, agência de notícias russa, negou o uso de armas aerotransportadas e o contato com o equipamento dos EUA.

“Devido a manobras bruscas, o drone norte-americano entrou em voo descontrolado com perda de altitude e colidiu com a superfície da água”, pontua a agência.
Um jato militar russo SU-27 é visto violando o espaço aéreo da Finlândia perto da cidade de Porvoo — Foto: Reuters/Força Aérea Finlandesa

Embora os Estados Unidos não tenham navios de guerra no Mar Negro, o país realiza sobrevoos da região rotineiramente.