Prefeitura trabalha para concluir o mapeamento dos pontos de iluminação em Porto Velho

Meta é identificar todos os pontos de iluminação pública da capital e distritos

118

Com o objetivo de sempre otimizar os serviços prestados à população, a Prefeitura de Porto Velho está prestes a concluir o mapeamento do parque de iluminação pública da capital. Os trabalhos, de responsabilidade da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), consistem na instalação de placas de identificação e coleta de dados referentes a cada ponto de iluminação pública da cidade.

“Por meio de uma ferramenta digital, nós conseguiremos acessar todos os pontos de iluminação mapeados na cidade. Ao clicar em um deles, nós temos acesso a informações pontuais, como endereço, potência das lâmpadas em Watts, tipo de luminária, tipo de poste, histórico de intervenções, entre outras”, explica João Alfredo, chefe da Seção de Iluminação de Espaços Públicos da Emdur.

Já foram mapeados bairros da zona Sul, e grande parte das zonas Leste e Norte

Até o momento, já foram mapeados os bairros da zona Sul e grande parte das zonas Leste e Norte. Os trabalhos, na prática, são divididos em dois momentos. O primeiro é a instalação das placas com numeração específica. Já a segunda parte consiste num trabalho de georreferenciamento para registro e coleta de dados do ponto de iluminação.

Entre os benefícios do mapeamento, destacam-se a possibilidade da Emdur registrar, por conta própria, o consumo de energia elétrica real da Prefeitura com iluminação pública, além da agilidade na execução dos serviços.

É feita a instalação de placas e coleta de dados sobre cada ponto de iluminação

“Esse mapeamento vai otimizar muito os trabalhos da Emdur. Antes, nós tínhamos episódios em que os moradores não sabiam indicar com precisão o ponto de iluminação que necessitasse de reparo. Com a identificação, esperamos que os

trabalhos sejam ainda mais ágeis e eficientes”, explica o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.

A Emdur trabalha, ainda, na licitação de um Sistema de Gerenciamento de IP que integre essas informações ao aplicativo disponibilizado para a população. No momento, ela segue de uso exclusivo da pasta.

O mapeamento começou na segunda metade de 2022. Até o momento, 56% do parque de iluminação pública da sede do município já foi levantado, e a previsão de conclusão é março de 2023. Já nos distritos, a expectativa é finalizar os trabalhos até o final do primeiro semestre.