Quase 500 cirurgias de fissuras labiopalatinas foram realizadas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Uma equipe multidisciplinar para atender esses pacientes, sendo profissionais da enfermaria, pediatria cirurgia plástica, odontopediatria, fonoaudiologia, nutricionista e psicologia.

136

O Núcleo de Fissurado de Rondônia – Nufis, em parceria com Operação Sorriso vem fazendo a diferença na vida de muitos pacientes com fissura labiopalatina. O setor que atua no Estado desde de 2018, já realizou 482 cirurgias em pacientes com malformação craniofacial, condição também conhecida como lábio leporino ou fenda labiopalatina. O Nufis recebe pacientes de Rondônia, Acre, Mato Grosso, Amazonas e Bolívia.

A fundadora do Núcleo, Maria José explica a importância de ofertar o serviço na região Norte. “O Nufis foi criado com a necessidade desses pacientes terem um acompanhamento pré e pós-operatório. Então observamos a importância de prepararmos essas crianças para receberem as cirurgias e o tratamento pós-cirúrgico “, destacou Maria José.

As cirurgias acontecem no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e conta com uma equipe multidisciplinar para atender esses pacientes, sendo profissionais da enfermaria, pediatria cirurgia plástica, odontopediatria, fonoaudiologia, nutricionista e psicologia.

O cirurgião plástico, Dr. Alexei Andrade conta a importância dessa cirurgia para uma qualidade de vida melhor. “Essas fissuras tiram os sorrisos e impedem que as pessoas levem uma vida normal. Portanto, nosso trabalho é trazer a esperança de uma vida melhor a todas essas famílias” afirmou o médico.

A secretária de saúde, Semayra Gomes enfatiza o tratamento de qualidade ofertado pela equipe. “Temos uma equipe preparada para atender os nossos pacientes. Nosso principal objetivo é trazer vida e sorriso a essas crianças. Por isso cada profissional é extremamente importante para o acompanhamento do paciente”, disse Semayra.

Para realizar a consulta, o paciente pode solicitar o agendamento pelo número (69) 98112-7846. Após agendado, o solicitante pode se dirigir até o Hospital de Base com seus documentos pessoais, sem precisar esperar em uma fila. As consultas na área de fonoaudiologia e psicologia são todos os dias, já as consultas ambulatoriais acontecem na quinta-feira, das 7h às 13h.