Asteroide é descoberto pouco antes de cair no Canadá

176

Na madrugada de sábado (19) um asteroide adentrou a atmosfera terrestre e caiu na região de Brantford, Ontário, Canadá. A queda aconteceu às 5h27 pelo horário de Brasília. O objeto que não passava de 1 metro de largura foi identificado algumas horas antes, quando foi emitido um alerta de impacto iminente. 

O asteroide recebeu o nome provisório de C8FF042 e não há relato de vítimas. Devido ao seu tamanho ele provavelmente foi totalmente queimado e desintegrado ao entrar na atmosfera, com os fragmentos caindo nos arredores do Lago Eire. Antes de queimar, o fenômeno produziu um grande brilho que foi flagrado por algumas testemunhas.

O objeto, que agora foi nomeado de 2022 WJ1, foi identificado pelo Mount Lemmon Survey, telescópio que faz parte da rede de monitoramento espacial Catalina Sky Survey. Os astrônomos previram o local e o horário de queda do asteroide para a região sudeste do Canadá, às 5:26 hrs. Foi a sexta vez que um objeto foi identificado antes de cair pelo sistema de defesa planetário. A descoberta e a precisão da previsão foram motivos de comemoração para Agência Espacial Europeia (ESA). 

Repercussão do asteroide nas redes sociais

O asteroide C8FF042 também foi observado por outros observatórios antes de colidir com a Terra e por moradores da região. Pessoas de Maryland, New York, Ohio e Pensilvânia (EUA) relataram nas redes sociais ver o asteroide e sentir os tremores de quando ele entrou na atmosfera. 

“Eu ouvi e senti quase como se minha casa tivesse se movido. Pensei que um gerador explodiu nas proximidades. #meteroid”

“Isso teria sido interessante de ver, mas pelo menos eu pude ouvi-lo. Eu tinha por algum motivo acordado e alguns segundos depois a casa tremeu como quando atingida por uma rajada de vento e então houve um estrondo abafado por dois ou três segundos.”