Voto com biometria: eleitor não precisa assinar caderno de votação

Assinatura só é exigida para quem não tem o cadastro ou para quem não tiver a biometria reconhecida na hora da votação. Eleitores também estão dispensados de guardar o comprovante de votação.

189

Eleitores com cadastro biométrico não precisam assinar o caderno de votação, nas eleições deste domingo (2). Além disso, todo o eleitorado está dispensado de guardar o comprovante de votação, inclusive aqueles que ainda não têm a biometria.

Neste domingo, eleitores de todo país vão às urnas para eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais). Mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar.

Segundo o TSE, a assinatura do caderno de votação só será exigida para quem não tem o cadastro ou não tiver a biometria reconhecida pelo sistema.

A biometria foi testada pela Justiça Eleitoral pela primeira vez em 2008. Segundo o TSE, a ferramenta ajuda a tornar o processo eleitoral mais seguro.

A expectativa da Justiça Eleitoral é que todos os eleitores estejam aptos a votar com a biometria até 2026.

Comprovante de votação

O comprovante de votação é aquele papel entregue ao eleitor pelo mesário após a computação dos votos. Ele funciona como um recibo para o eleitor.

Antigamente, os eleitores precisavam guardar o comprovante para regularizar outros documentos, como o passaporte.

Com a criação da certidão de quitação eleitoral, não é mais necessário guardar o comprovante.

A certidão de quitação eleitoral pode ser emitida pela internet, no site do TSE.