Charles III é oficialmente proclamado rei em cerimônia em Londres

Proclamação aconteceu no Palácio de St. James, em Londres: "Dedico o que me resta da minha vida [à tarefa de rei]", disse o monarca

202

O então príncipe Charles se tornou imediatamente rei após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, nesta quinta-feita (8). Entretanto, a proclamação oficial da ascensão aconteceu no início da manhã deste sábado (10) em uma cerimônia do Conselho de Adesão no Palácio de St. James, em Londres. Ele vai continuar com seu nome, assim como a mãe, e será rei Charles III.

A reunião do Conselho, que tem duas partes, proclama o novo soberano e determina que o rei assine um juramento para defender a segurança da Igreja na Escócia.

Charles não participou da primeira parte da cerimônia, na qual foi formalmente proclamado monarca britânico.

No Palácio de St. James, diante de todos os ex-primeiros-ministros britânicos vivos, a premiê Liz Truss, e outros políticos de alto escalão, o príncipe William e a rainha consorte Camilla assinaram a proclamação junto de outras autoridades.

Após a primeira parte, Charles entrou na Sala do Trono do Palácio de St. James, anunciou a morte de sua mãe e reconheceu seus deveres como soberano.

Ao prestar homenagem à Elizabeth II, ele disse que “seu reinado foi inigualável em duração, dedicação e devoção. Mesmo enquanto sofremos, agradecemos por esta vida mais fiel”.

“Ao cumprir a pesada tarefa que me foi confiada, e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, rezo para a orientação e ajuda do Deus Todo-Poderoso”, acrescentou.

O monarca então assinou o juramento, que foi complementado com as assinaturas das testemunhas presentes.

A cerimônia de coroação de Charles III ainda não tem data para ser realizada, e deve acontecer em até um ano.

Antes de assumir a coroa, o país passa por um período de luto que permite tempo o suficiente para que o ato seja planejado. A coroação é uma das mais ricas tradições da Inglaterra e esse momento é como de alegria – por isso, também, acontece meses depois da morte do monarca.

Nesta sexta-feira (9), Charles III fez seu primeiro discurso como rei do Reino Unido. Em pronunciamento gravado, ele homenageou sua mãe, a rainha Elizabeth II, e expressou “amor a Harry e Meghan”. Leia a íntegra do discurso aqui.

Quem é o rei Charles

Com a morte da rainha Elizabeth II, Charles automaticamente se torna o novo rei do Reino Unido. Aos 73 anos, ele será o monarca mais velho a ser coroado na história britânica.

Charles já estava assumindo alguns dos compromissos da rainha este ano em virtude dos problemas de mobilidade da matriarca. Em maio, substituiu a mãe na abertura do Parlamento Britânico.

Nascido em 14 de novembro de 1948, Charles é o primogênito de Elizabeth e Philip, sendo o herdeiro aparente desde os três anos de idade, quando sua mãe assumiu o trono após a morte do rei George VI.

Quando completou 9 anos, foi nomeado Príncipe de Gales e Conde de Chester por sua mãe perante o Parlamento.

Ao se tornar o soberano, Carlos tinha a opção de adotar qualquer nome que escolher para seu reinado. Ele escolheu ser chamado de rei Charles III.

“Charles teve o melhor treinamento que poderia para ser rei”

Em entrevista à CNN, o cônsul-geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, avaliou com otimismo a transição de Charles de príncipe a rei.

“Ele já tem o melhor treinamento que ele poderia ter para esse posto, para entender quais são as diferenças entre príncipe e rei: seguir, olhar a sua mãe por bastante tempo, como ele fez com grande honra. Então acho que ele vai entrar com todo esse conhecimento, com essa experiência, que vai ajudar ele a fazer essa transição”, afirmou.

Sobre o reinado do primogênito de Elizabeth, o diplomata afirmou que não é viável prever quais serão suas atitudes, mas é possível analisar quais são as pautas mais sensíveis ao novo rei. A questão ambiental, por exemplo, é uma elas.