Esta é a razão pela qual você nunca deve reutilizar vasilhas de plástico, como as de sorvete

Agora você vai ter bons motivos para não congelar feijão em potes de sorvete em seu congelador

221

Essa cena já deve ter se repetido diversas vezes na sua casa: você vai com sede nas vasilhas de plástico de sorvete e o que tem lá dentro? Feijão congelado!

Bom, essa decepcionante experiência é muito comum na casa de muitas pessoas, afinal, reutilizar os potes de plástico é algo muito prático.

Mas o problema é que isso pode ser perigoso para a sua saúde, e não, não é por conta do plástico, já que ronda muitas especulações a respeito dos potes de plástico e a liberação de produtos químicos nos alimentos.

Estudos, como da Organização Mundial da Saúde (OMS), já comprovaram que não há liberação significativa de componentes químicos derivados do petróleo na comida.

Ou seja, não causa alterações no sistema endócrino dos humanos, já que as concentrações são muito baixas para colocar em risco a saúde das pessoas.

Afinal, por que não reutilizar as vasilhas de plástico?

O real risco dessa reutilização está na colonização de bactérias, porque, por mais que limpemos e desinfetamos, esses potes nunca ficam 100% livres de germes.

Para termos uma ideia, os potes de abertura estreita, como as garrafas, é impossível limpá-las por completo!

Para isso, é necessário derramar água escaldante dentro para matar todas as bactérias.

E os motivos não param por aí, por serem fabricados para serem descartados, com o uso e lavagem, os potes podem se desgastar e quebrar.

Inclusive, abrindo pequenos espaços para a proliferação de microrganismos.

Por isso, na hora de congelar o feijão cozido, a melhor opção a se fazer é usar outro pote de plástico.