Impressionante: turista é atingido por avalanche enquanto filma; veja

232

Os efeitos de uma avalanche podem ser devastadores e um turista viu isso bem de perto. Um vídeo impressionante gravado na cordilheira Tian Shan, no Quirguistão, na última sexta-feira (8), mostra o momento em que o desmoronamento de neve atinge um turista que passava pela região e filmou o fenômeno.

Harry Shimmin estava em um grupo de oito pessoas e se afastou para gravar a avalanche. O que ele não esperava era que o desabamento acabaria chegando até ele. Por sorte, o homem conseguiu se esconder atrás de uma pedra e se protegeu dos detritos, saindo sem ferimentos.

Nas redes sociais, Shimmin disse que tirava fotos da montanha quando ocorreu o desabamento. Segundo ele, se o grupo tivesse andado por mais cinco minutos, todos poderiam ter morrido. “Todo o grupo estava rindo e chorando, feliz por estar vivo. Foi só mais tarde que percebemos a sorte que tivemos”, contou.

Avalanche atinge homem 

O homem admitiu que correu risco ficando no local para filmar e que deveria ter saído antes. “Enquanto eu estava tirando fotos, ouvi o som do gelo quebrando atrás de mim. Sim, deixei para o último segundo para me mover, e sim, sei que teria sido mais seguro ir para o abrigo imediatamente”, explicou.

De acordo com o relato, ele já tinha visto antes a pequena montanha de pedra que usou para se abrigar. Ainda assim, ele disse que correu um grande risco e que chegou a sentir dificuldade de respirar e tontura embaixo da montanha de gelo. “Quando acabou, a adrenalina me atingiu com força. Eu estava coberto por uma pequena camada de neve, sem nenhum arranhão”, completou.

Após o episódio, o grupo encontrou pedras de gelo arremessadas pela avalanche muito longe do local do desabamento. “Foram lançadas muito mais longe do que poderíamos ter corrido, mesmo que agíssemos imediatamente”, finalizou Shimmin.