Agricultor contribui para o fortalecimento da produção e mercado consumidor em Porto Velho

Recentes investimentos do município impulsionaram a agricultura familiar

211

Motivado pelos avós que trabalharam com a agricultura familiar e pecuária, o produtor rural Sílvio Mário Pereira de Souza mudou a sua vida nos últimos anos. De um negócio na área urbana, ele agora possui três alqueires no setor chacareiro de Porto Velho, onde produz cará roxo, melancia e a produção de maior destaque, o milho.

Sílvio Pereira é agricultor no setor chacareiro de Porto Velho

“Eu tentei vender essa área a qualquer preço, mas não consegui. Depois, resolvi investir, afinal, não tinha opção e precisei trabalhar na terra. Toda a família agora trabalha no plantio, colheita, embalagem e distribuição”, conta o produtor.

A terra é considerada de alto padrão, o que motivou o agricultor a apostar no ramo. “O produtor precisa encontrar uma forma de fazer dinheiro e, por isso, deve-se buscar informação junto aos órgãos de apoio do setor e se envolver. É um negócio lucrativo, pois a população precisa se alimentar”, observa Sílvio.

Para que ele, a esposa Ana Regina, os dois filhos e dois enteados possam trabalhar juntos, garantir a melhoria na renda familiar e buscar novos investimentos, há um suporte importante da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).

Propriedade rural garante o sustento de cerca de 20 colaboradores

“Temos o apoio com a gradagem e destoca, além da recuperação das estradas e o fornecimento do calcário (25 toneladas), que melhora a qualidade da terra. Dessa forma, viabiliza a saída da nossa produção e de outros produtores, que atuam com outros cultivos aqui na região. A agricultura familiar gera emprego dentro da família e fortalece a agricultura dentro do município, e beneficia diretamente as pessoas”, acredita.

Hoje, o produtor emprega cerca de 20 colaboradores direta e indiretamente. Sílvio conta que se sente feliz por conseguir atender aos seus clientes, onde muitos revendem em feiras, pequenos comércios e uma grande rede de supermercado sendo que, neste último, atende com três toneladas semanalmente.

“O trabalhador do campo tem uma importância fundamental na vida da cidade. Buscamos, todos os dias, garantir alimentos frescos na mesa do portovelhense. Uma profissão valorosa e gratificante”, finaliza o produtor.