Kiev derruba monumento da era soviética que simbolizava amizade entre russos e ucranianos

Estátua representava união dos povos da Rússia e da Ucrânia. Arco que cobria a imagem seguirá de pé, mas com outro nome e com as cores da bandeira ucraniana.

104

Um monumento da era soviética erguido em Kiev para simbolizar a amizade entre Rússia e Ucrânia foi derrubado, nesta terça-feira (26), em resposta à invasão russa ao país vizinho, de acordo com o prefeito da cidade.

A estátua mostrava um trabalhador ucraniano e outro russo em um pedestal, segurando juntos uma ordem soviética de amizade. A estátua estava localizada sob o “Arco da Amizade do Povo”, erguido em 1982 para comemorar o aniversário de 60 anos da União Soviética.

“O monumento… simbolizava a amizade entre as nações ucraniana e russa. Agora vemos o que essa ‘amizade’ é: a destruição de cidades ucranianas, a ruína da vida dos ucranianos, o assassinato de dezenas de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido que esse monumento tem um significado inteiramente diferente agora”, disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.

O arco que fica posicionado por cima da imagem permanecerá no local, porém deixará de se chamar “Arco da da Amizade do Povo” e receberá as cores da bandeira ucraniana (azul e amarelo). Ainda não há indícios de qual será a nova nomenclatura.

Um monumento soviético à amizade entre as nações ucranianas e russas é visto após sua demolição — Foto: Gleb Garanich/REUTERS

À medida em que o monumento caía, uma multidão aplaudiu, cantando “Glória à Ucrânia, glória aos heróis, glória à nação Ucrânia”.