Defensoria Pública de Rondônia recebe a Van dos Direitos nesta quinta-feira (10)

A entrega do veículo contará com a presença do Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, e será realizada pela ministra Damares Alves e pelo senador Marcos Rogério

355

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia vai receber oficialmente, nesta quinta-feira (10), às 11h, a Van dos Direitos, um veículo equipado que tem por objetivo promover atendimento jurídico às comunidades em situação de vulnerabilidade social no interior do estado. A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), articulada pela Secretaria Nacional de Proteção Global (SNPG). A cerimônia de entrega contará com a presença do Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich, do Governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha, da ministra Damares Alves, do senador Marcos Rogério e da secretária nacional de Proteção Global, Mariana Neris.

“É isso o que nos motiva. O senso de justiça, de vontade de fazer, de querer mudar essa nação. Tem gente que sequer sabe o que é a Defensoria, nem a importância dessa instituição. Então, fico muito feliz por essa entrega. As políticas públicas só têm êxito se vocês estiverem com a gente”, adianta a ministra Damares Alves.

De acordo com a Secretária Nacional de Proteção Global (SNPG/MMFDH), Mariana Neris, o veículo vai promover o combate ao sub-registro civil. “Esperamos que essa van seja um instrumento de trabalho para que a nossa população tenha acesso a políticas de cidadania. Não só acesso à certidão de nascimento que os credencia a ingressar nas políticas de Estado, mas também, a alcançar outros direitos”, diz.

“A Van dos Direitos é um projeto muito importante do Governo Federal e com certeza auxiliará e muito a Defensoria Pública do Estado de Rondônia em suas ações itinerantes pelo estado. Sua utilização, alinhada com o já existente projeto Defensoria em Movimento, promoverá ainda mais a cidadania das populações mais afastadas dos centros urbanos de Rondônia”, explica o Defensor Público-Geral, Hans Lucas Immich.

“Agradeço e parabenizo a Ministra Damares pelo projeto, o senador Marcos Rogério pela propositura da emenda que nos concedeu a van e também ao atual Corregedor-Geral da DPE-RO, Marcus Edson de Lima, que foi um dos responsáveis pela articulação junto ao senador Marcos Rogério para que conseguíssemos a emenda necessária a aquisição da Van para o estado de Rondônia”, conclui o Defensor Público-Geral.

A Van dos Direitos para Rondônia é fruto de emenda parlamentar do senador Marcos Rogério, e sua aquisição vendo sendo articulada desde 2019, tendo sua entrega sendo adiada devido á pandemia pelo coronavírus.

“Muito me emociona ao ver esse veículo finalmente a serviço da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Acredito que essa van, fruto de muito trabalho, dedicação e articulação política ao longo dos anos, renderá muitos bons frutos para a toda população rondoniense. Parabenizo também a todos os envolvidos”, ressalta o Corregedor-Geral, Marcus Edson de Lima.