Com a quarta remessa de vacinas pediátricas, Rondônia alcança 56 mil doses contra covid-19 para atender crianças

285

Com a quarta remessa contendo 17 mil doses de vacinas pediátricas recebidas do Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (2), o estado de Rondônia alcança 56.200 doses de Pfizer para serem administradas em crianças, atual público alvo da campanha de imunização contra a covid-19.

Em todo o Brasil, crianças entre cinco e 11 anos, acompanhadas de seus pais ou responsáveis estão sendo voluntariamente vacinadas contra a covid-19 desde o início do mês de janeiro. Em Rondônia, o critério adotado foi vacinar primeiramente as crianças dentro dessa faixa etária com comorbidades; e para as sem nenhum problema de saúde inicialmente as doses foram administradas em crianças de 11 e dez anos, descendo a faixa etária conforme o envio de doses.

Esta semana, crianças com oito anos já estão sendo vacinadas em alguns municípios rondonienses e a vacinação infantil segue de maneira pontual em todas as Unidades de Vacinação do Estado, mas apresentando um tímido registro de 6.572 crianças vacinadas, conforme indicou o LocalizaSUS, portal do Ministério da Saúde, na terça-feira (1).

Atento à necessidade de vacinação desse público, foi esse o tema da fala do diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, durante a recepção das doses, na Rede Estadual de Frios, em Porto Velho. “É preciso que os pais e responsáveis levem suas crianças às Unidades de Vacinação para receberam a dose da vacina”, orientou o diretor. “Intensificamos a campanha principalmente porque as crianças retornam às aulas em poucos dias e estarão mais protegidas se estiverem vacinadas”, ressaltou.

Gregório falou também, sobre o registro que indica a quantidade de crianças vacinadas atualmente. “Já recebemos mais de 50 mil doses e menos de dez mil crianças foram vacinadas. Precisamos mudar esse ranking e garantir proteção às nossas crianças”, conclama o diretor.

DISTRIBUIÇÃO

As vacinas recebidas nesta quarta-feira (2) serão distribuídas imediatamente às Regionais de Saúde, seguindo percentuais conforme cálculo populacional, com as seguintes quantidades:

Gerência Regional de Ji-Paraná – 3.700
Gerência Regional de Cacoal – 1.630
Gerência Regional de Vilhena – 1.430
Gerência Regional de Ariquemes – 2.690
Gerência Regional de Rolim de Moura – 1.790
Porto Velho – 5.760

Com as doses recebidas nesta quarta-feira, Rondônia contabiliza 3.144. 338 doses de vacinas contra a covid-19 recebidas do Governo Federal, sendo:

CoronaVac – 721.648
AstraZeneca – 919.150
Pfizer – 1.382.940
Janssen – 64.400
Pfizer pediátrica – 56.200