Cavalgada marca início da programação da ExpoPorto 2021 em Porto Velho

161

Após um ano desafiador devido à pandemia, a população rondoniense pôde reviver a volta da Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) com a tradicional cavalgada, realizada no último sábado (27). O evento foi o pontapé inicial para a feira agropecuária, que acontece de 15 a 19 de dezembro, a partir das 18 horas, no Parque dos Tanques do município.

A concentração da cavalgada aconteceu no Espaço Alternativo da cidade às 17 horas, com a presença de autoridades, parlamentares, comitivas da Capital e do interior e o público em geral. O percurso foi feito pela Avenida Lauro Sodré até o Parque dos Tanques.

BAILE DA RAINHA

O baile que escolhe a Rainha da ExpoPorto 2021 aconteceu logo após a cavalgada, assim como a Queima do Alho. Ao todo foram oito candidatas disputando a Rainha ExpoPorto, Madrinha do Rodeio e duas Princesas. Os jurados avaliaram quesitos como desenvoltura, apresentação, beleza, simpatia, entre outros. As candidatas, além da apresentação de danças, tiveram que tocar o berrante, como simbologia anunciando a chegada da ExpoPorto 2021.

VENCEDORAS

Rainha ExpoPorto 2021: Erica Thayna Feitosa Araújo

1° Princesa: Gabriele Vitória Nascimento de Oliveira

2° Princesa: Stephany Melo

Madrinha dos Peões: Genilce de Souza Andrade

O titular da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, ressaltou que antes de assumir a gestão da Sejucel, a exposição não acontecia há nove anos, até que em 2019, houve a 1ª edição da ExpoPorto. “Infelizmente fomos surpreendidos pela pandemia em 2020, o que impossibilitou a continuidade desse evento. Mas com a flexibilização atual, conseguimos resgatar essa exposição que faz parte da nossa cultura e esperamos que essa seja a segunda edição de muitas que ainda vão acontecer”, comenta.

Além da Sejucel, a exposição agropecuária conta com o apoio de logística, manutenção de espaços e organização, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

A Federação de Rodeio Completo do Estado de Rondônia (Fercer), entrou como parceira da Sejucel na realizalção da ExpoPorto 2021. “Aqui há o resgate da cultura. É trazer o homem do campo para a cidade e apresentar seus produtos. Essa parceria soma muito na realização deste evento”, destacou Emerson Alexandre Potência, representante da Fercer.