Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Mais de 600 professores e gestores participaram do maior evento de educação na capital

351

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares para discutir e planejar o avanço do ensino infantil e fundamental no município. Na ocasião, o prefeito anunciou bonificação de fim de ano aos professores.

O congresso foi marcado pelo debate do tema “Desafios da Educação: Novos caminhos de aprendizagem para a equidade e qualidade”, além de homenagem ao educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 2021.

A programação foi planejada para dois dias e contará com apresentações, rodas de conversas, palestras, debates, troca de experiências e premiação dos vencedores do concurso “Boas Práticas” nas escolas municipais. Os eixos temáticos giram em torno das causas sociais sutis, saúde mental, alfabetização, educação inclusiva, recomposição da aprendizagem pós-pandemia, entre outros.

Centenas de professores, diretores, orientadores educacionais e supervisores em educação estiveram presentes na abertura do congresso.

Prefeito Hildon Chaves anunciou bonificação de fim de ano aos professores

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Hildon Chaves parabenizou a todos os presentes e lembrou que a atual gestão vem priorizando a educação como um dos principais pontos para o desenvolvimento do município.

“Dez dias após o fechamento das escolas, nós já estávamos fazendo educação de forma remota. Agimos de forma rápida e parabenizo a todos os servidores da educação por isso.”, agradeceu.

O prefeito falou ainda sobre os investimentos na educação infantil e fundamental, entre eles a aquisição de 146 ônibus escolares, programas de formação como o Alfabetiza Porto Velho, investimento na construção de escolas, além de cursos de mestrado e doutorado para os professores do município. A estimativa é de que R$ 3 milhões sejam aplicados nas formações.

O destaque do primeiro dia foi o anúncio da bonificação de final de ano a todos os professores atuantes em sala de aula. O feito foi conseguido pela Prefeitura junto à Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas de Rondônia. O valor será de R$ 2.800,00 reais para cada contrato.

Gláucia Negreiros, secretária municipal de educação

“Os professores merecem essa conquista pelo empenho e desafio a que se propuseram no momento mais crítico para a educação mundial”, finalizou Hildon Chaves.

A secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros, agradeceu o trabalho de todos os professores e lembrou que a secretaria passou a estar mais próxima das escolas, acompanhando de perto os processos de reformas das unidades rurais e urbanas.

“Estamos compensando os prejuízos educacionais que a pandemia trouxe aos nossos alunos, através do programa “Avalia Porto Velho”, que vai nos dar um diagnóstico sobre a aprendizagem das crianças. Vamos buscar resultados positivos no IDEB. Mesmo diante de todos os desafios, iremos celebrar essa vitória da educação em Porto Velho, seguindo com nossas metas e com as temáticas que serão discutidas e refletidas durante esse congresso”, afirma a secretária.

O V Congresso Municipal de Educação conta com o apoio do Sebrae e UNIR, e está sendo realizado no auditório da Unopar. A programação segue até às 17 horas da próxima quinta-feira (25).