Mais de 12 mil mulheres foram atendidas na Campanha Outubro Rosa em Porto Velho

Aumento foi avaliado como resultado positivo da campanha

71

Com mais de 12 mil atendimentos realizados em ações variadas, a Prefeitura de Porto Velho concluiu a campanha Outubro Rosa. Além de ampliar o alcance dos serviços com as atividades itinerantes, o município também registrou aumento da presença feminina nas unidades de saúde.

“Conseguimos fazer com que mais mulheres com idades entre 25 e 69 anos, que precisam realizar exames de mamografia para prevenção do câncer de mama, passassem pelos nossos serviços. Também realizamos coleta de material para exame preventivo do câncer de colo de útero”, destaca Ana Emanuela Carvalho, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Ao todo, foram 12.199 mulheres atendidas, sendo 675 voltados para coleta de material para exame preventivo do câncer de colo de útero.

Em Porto Velho, a campanha incluiu palestras sobre saúde do trabalhador para servidoras do município lotadas na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Também foram realizados atendimentos com práticas integrativas de saúde, além da oferta de consultas com clínico geral e ginecologista.

Prefeitura levou atendimento itinerante a várias partes da cidade

AÇÕES

Um dos exemplos da estratégia de atendimento itinerante do município foi a ação realizada no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park), no dia 15 de outubro. No local, a Semusa ofertou atividades voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer de mama e colo de útero.

“Conseguimos uma captação satisfatória do público feminino, que aproveitou o momento de passeio ou prática de atividades físicas para receber atendimento”, acrescentou Ana Emanuela.

No Skate Park foram oferecidos testes rápidos para IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), vacinas contra HPV, orientação com ginecologistas e nutricionistas, além da verificação de pressão arterial, glicemia e oferta de atividades esportivas.

Durante a campanha foram oferecidos atendimentos em horários alternativos à população. Ao todo, três “corujões” foram realizados durante a noite, com serviços na área de ginecologia nas unidades básicas de saúde Castanheiras, Hamilton Gondim e Maurício Bustani. No total, 157 mulheres foram atendidas.

Atendimentos durante a campanha foram ofertados em horários alternativos

“As unidades sempre aderem bem à campanha, tanto na área urbana quanto rural. Mesmo com as adversidades, conseguimos promover saúde e prevenir esses agravos às mulheres”, disse a coordenadora ao registrar o empenho dos profissionais que se envolveram na programação.

CAMPANHA

Os mesmos atendimentos continuam através do Programa de Saúde da Mulher. “Os serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos, por meio da estratégia de saúde da família, com agendamentos prévios”, afirma.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização voltada para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.