CDC aprova vacinas para crianças de 5 a 11 anos nos EUA

Conselheiros aprovaram uso de vacina da Pfizer por 14 votos a 0 e fizeram longa defesa da imunização; presidente Joe Biden celebrou decisão em comunicado

323

A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, Dra. Rochelle Walensky, disse na noite desta terça-feira (2) que estava endossando uma recomendação para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, abrindo caminho para a vacinação imediata do grupo de idade mais jovem ainda nos EUA.

“O CDC agora expande as recomendações de vacinas para cerca de 28 milhões de crianças nesta faixa etária nos Estados Unidos e permite que os responsáveis comecem a vaciná-las o mais rápido possível”, disse a agência em um comunicado.

“Sabemos que milhões de pais estão ansiosos para vacinar seus filhos e, com essa decisão, agora recomendamos que cerca de 28 milhões de crianças recebam a vacina”, disse Walensky.

“Como mãe, incentivo os pais a falarem com o pediatra, enfermeira da escola ou farmacêutico local para aprender mais sobre a vacina e a importância de vacinar seus filhos.”

Na terça-feira, os conselheiros independentes de vacinas do CDC votaram a favor (14 a 0) de aprovar vacinas da Pfizer para as crianças mais novas.

Os membros do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do CDC passaram um tempo incomumente longo falando em apoio à vacina antes de votarem. “Temos mais uma vacina que salva vidas de crianças. E devemos estar muito confiantes para aplicá-la ao máximo para fazer o que deve ser feito, sem preocupações significativas de efeitos adversos graves”, disse a Dra. Sarah Long, professora de pediatria na Drexel University College of Medicine, na Filadélfia.

“Como você ouviu, todos nós temos muito entusiasmo por esta vacina nesta faixa etária”, disse a Dra. Beth Bell, professora clínica de saúde global da Universidade de Washington, após a votação.

“Mas também entendemos que os pais têm preocupações legítimas e que nosso voto é uma forma de dizer ao público americano que, com base em nossa experiência e nas informações de que dispomos, estamos todos muito entusiasmados”, acrescentou Bell.

“Estávamos todos conversando sobre como vamos vacinar nossos filhos e netos. Mas acho que outro ponto que fizemos ao público americano é que entendemos que as pessoas têm preocupações legítimas e muitas perguntas. incentive as pessoas a pedirem a seus provedores que visitem o site do CDC, conversem com seus amigos, seus pais e façam o que precisam para se sentir confortáveis ​​com sua decisão “, acrescentou Bell.

O presidente Joe Biden se manifestou, chamando a decisão de um ponto de virada na batalha contra a pandemia.
“Isso permitirá que os pais acabem com meses de preocupação com seus filhos e reduza a extensão em que as crianças espalham o vírus para outras pessoas. É um grande passo para nossa nação em nossa luta para derrotar o vírus”, disse Biden em um comunicado.

“Nas últimas semanas, meu governo tem trabalhado arduamente para estar preparado para este momento: estamos prontos para agir. Já garantimos o fornecimento de vacina suficiente para todas as crianças nos EUA e, no último fim de semana, iniciamos o processo de embalando e despachando milhões de doses de vacinas pediátricas. Essas doses – especialmente projetadas para essas crianças mais novas – começaram a chegar a milhares de locais em todo o país. ”
A Casa Branca disse que o programa de vacinação atingirá a velocidade máxima na próxima semana.

“Uma vacina para crianças de 5 a 11 anos nos permitirá aproveitar o progresso extraordinário que fizemos nos últimos nove meses. Mais de 78 por cento dos americanos com 12 anos ou mais já receberam pelo menos uma vacina, incluindo milhões de adolescentes – e as vacinas provaram ser incrivelmente seguras e eficazes “, disse Biden.

Aumento de casos

O CDC afirma que 745 crianças e adolescentes menores de 18 anos morreram de Covid-19. “A chance de uma criança ter Covid grave, precisar de hospitalização ou desenvolver uma complicação de longo prazo como MIS-C permanece baixa, mas ainda assim o risco é muito alto e devastador para nossos filhos, e muito maior do que para muitas outras doenças para as quais vacinamos crianças “, disse Walensky na reunião anterior.

Walensky disse que também é importante continuar vacinando os adultos.

As crianças agora representam um número desproporcional de novos casos Covid-19, de acordo com um relatório publicado na segunda-feira pela Academia Americana de Pediatria – respondendo por um quarto de todos os novos casos na semana passada.

A Food and Drug Administration dos EUA autorizou a vacina da Pfizer para essa faixa etária mais jovem na sexta-feira (29), dando à empresa a distinção de ter a primeira autorização de uso de emergência para uma vacina de Covid-19 para crianças mais novas nos Estados Unidos. O FDA disse que os benefícios da vacina superam o risco para as crianças.

A Pfizer diz que seu ensaio clínico mostrou que a vacina oferece 90,7% de proteção contra doenças sintomáticas nessa faixa etária – com um terço da dose de pessoas com 12 anos ou mais. A empresa espera que a dose menor reduza quaisquer efeitos colaterais potenciais.

Os dados que a empresa apresentou na reunião indicaram que as crianças mais novas que experimentaram a vacina tinham muito menos probabilidade de sofrer efeitos colaterais sistêmicos, como febre, do que as crianças mais velhas, adolescentes e adultos jovens.

A Dra. Alejandra Gurtman da Pfizer disse ao ACIP que a febre era muito menos comum entre essas crianças mais novas do que entre as pessoas mais velhas – com 6,5% das crianças mais novas apresentando febre em testes clínicos da vacina, em comparação com 17,2% de pessoas de 16 a 25 anos de idade.

Milhões de doses da vacina já estão sendo enviadas das instalações da empresa para centros de distribuição em todo o país, prontas para serem distribuídas a farmácias e consultórios de pediatras.

A American Academy of Pediatrics, que representa os pediatras, saudou a decisão.

“A vacinação de crianças protegerá sua saúde e permitirá que elas se envolvam plenamente em todas as atividades que são tão importantes para sua saúde e desenvolvimento. Os pais podem desfrutar de mais paz de espírito reunindo-se com seus familiares neste inverno e enviando seus filhos para a escola, esportes e outros eventos que foram interrompidos durante o auge da pandemia “, disse o órgão em um comunicado.