Diretor russo planeja fazer o primeiro filme no espaço

Cosmonauta Anton Shkaplerov, a atriz Yulia Peresild e o produtor Klim Shipenko sairão da Terra nesta terça (5) para filmar trechos do filme "O Desafio"

297

A Estação Espacial Internacional está prestes a se tornar um “set” de filmagem. O veterano cosmonauta russo Anton Shkaplerov, a atriz Yulia Peresild e o produtor de cinema Klim Shipenko viajarão para o espaço nesta terça-feira (5) para filmar trechos do filme “O Desafio”.

O primeiro longa-metragem ambientado no espaço contará a história de um cirurgião que precisa operar um cosmonauta doente no espaço porque sua condição médica o impede de retornar à Terra para ser tratado.

“O lançamento marcará a expansão das oportunidades de espaço comercial para incluir a produção de filmes”, de acordo com um comunicado da NASA.

O filme está sendo feito sob um acordo comercial entre a Roscosmos, a agência espacial russa, e as entidades de mídia sediadas em Moscou, Channel One, e o estúdio Yellow, Black and White, disse a agência.

Os três viajantes espaciais serão lançados a bordo de uma espaçonave Soyuz MS-19 do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 04h55 de terça-feira. A espaçonave Soyuz irá deixá-los na estação espacial por volta das 8h12.

A tripulação atual na estação espacial, incluindo o astronauta da Agência Espacial Europeia Thomas Pesquet, os astronautas da NASA, Mark Vande Hei, Shane Kimbrough e Megan McArthur, o astronauta Aki Hoshide, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, e os cosmonautas Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, da russa Roscosmos, darão as boas-vindas ao trio a bordo quando a escotilha abrir por volta das 9h30.

A cobertura ao vivo desses eventos estará disponível no canal de TV e no site da NASA.

Poucas “diárias” no espaço

O tempo de gravação dos trechos do filme é considerado uma estadia curta para os visitantes da estação espacial de primeira viagem, Peresild e Shipenko, que passarão 12 dias na estação espacial antes de retornar à Terra em 16 de outubro. Eles serão acompanhados por Novitskiy em sua viagem de volta.

Shkaplerov ficará na estação espacial e retornará à Terra em março de 2022 com Vande Hei e Dubrov na espaçonave Soyuz MS-19. Quando Vande Hei pousar após seus 355 dias consecutivos na estação espacial, ele terá completado o mais longo voo espacial de um astronauta na história dos Estados Unidos, de acordo com a NASA.

Alguns filmes foram rodados a bordo da estação espacial, incluindo um documentário IMAX de 2002 narrado por Tom Cruise. “Apogee of Fear”, um filme de ficção científica de 2012 com duração de cerca de oito minutos, também foi filmado no espaço pelo empresário e turista espacial Richard Garriott, filho de um astronauta.

Mas a Rússia está programada para se tornar a primeira nação a rodar um longa-metragem no espaço.

Primeiro longa-metragem no espaço

Peresild e Shipenko, muito conhecidos na Rússia, foram selecionados depois que a agência espacial do país, Roscosmos, abriu um concurso para candidatos em novembro.

Os dois civis passaram por um treinamento rigoroso antes de sua excursão espacial. Com os substitutos, a atriz e o diretor se prepararam fazendo testes de centrifugação e de vibração, voos de treinamento em gravidade zero e treinamento de paraquedas.

A tripulação praticou fotografia, filmagem e uso de equipamentos com os quais interagirá na estação espacial.

Outros cosmonautas a bordo, incluindo Novitskiy, ajudarão e farão parte da equipe de filmagem, visto que seus recursos são mais limitados no ambiente espacial. Os cronogramas dos astronautas na estação espacial já estão bem definidos para poderem trabalhar em experimentos e cuidar das tarefas de manutenção necessárias e outras prioridades.

Segundo a Roscosmos, o filme faz parte de um “projeto científico e educacional de grande escala”, que inclui uma série de documentários a serem rodados sobre foguetes e empresas da indústria espacial e especialistas envolvidos na fabricação de veículos de lançamento, espaçonaves e infraestrutura espacial terrestre.

“O projeto vai tornar-se um exemplo claro de que os voos espaciais estão aos poucos se tornando disponíveis não só para profissionais, mas também para um leque cada vez mais amplo de interessados”, afirma a agência espacial russa.

Tom Cruise no espaço

Tom Cruise e o diretor Doug Liman revelaram em 2020 que estavam trabalhando juntos em um filme a ser filmado no espaço, com a cooperação da NASA. O projeto está sendo desenvolvido em colaboração com a SpaceX de Elon Musk, na tentativa dos Estados Unidos também gravarem no espaço.

Relatórios sugerem que a estadia de Cruise na estação espacial também pode ocorrer em outubro, mas nenhuma data definitiva para seu lançamento foi compartilhada — embora ele tenha conversado com a tripulação totalmente civil do SpaceX Inspiration 4 durante sua recente viagem ao espaço.