Tesouro Nacional sofre ataque de ransomware

84

O Ministério da Economia confirmou no sábado (14) que foi alvo de um ataque cibercriminoso durante a madrugada de sexta-feira (13). A rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional foi infectada com um ransomware.

“As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada”, diz a nota. “Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital”.

O Ministério afirma que os sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública não foram afetados pelo ataque.

Não há informações adicionais sobre a infecção, nem detalhes sobre o tipo de ransomware e quais arquivos foram criptografados.

O ransomware age como um sequestrador do mundo virtual. Ao infectar o computador, ele sequestra (criptografa) os arquivos e exige uma quantia em criptomoedas para a liberação.