EDUCAÇÃO | Alunos da rede municipal retornam às aulas presenciais em Porto Velho

Com protocolos sanitários, alunos foram recebidos com alegria pelos professores

447

As aulas presenciais na rede municipal retornaram nesta segunda-feira (16), com atenção aos protocolos sanitários relacionados à pandemia de Covid-19. O ato oficial que simbolizou a volta dos alunos aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ferreira da Silva, no bairro São Cristóvão.

Com as adequações executadas nas escolas, professores, técnicos e alunos, a partir de agora, serão recebidos de forma escalonada.

A mudança atende aos critérios estabelecidos no Plano de Retorno às Aulas Presenciais, elaborado por um Comitê de Planejamento e Decisão, desde 2020, sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Hoje é um dia de festa. Estamos retomando as nossas aulas presenciais após muito planejamento. Tudo foi feito para que tenhamos toda segurança para atender as equipes de profissionais e alunos”, disse o prefeito Hildon Chaves ao abrir o ano letivo presencial. Ele disse ainda que 100% dos profissionais da Educação já estão imunizados com as duas doses.

“Sou um apaixonado pela educação e me sinto muito feliz, neste momento, ao ver a criançada voltando ao ambiente escolar. Infelizmente, temos passado por tempos muito difíceis”, acrescentou Hildon Chaves.

PLANEJAMENTO

A Semed providenciou demarcações no piso, totens de álcool em gel e líquido, termômetros, tapetes sanitizantes, máscaras aos alunos e profissionais das escolas, instalação de pias e organização com o distanciamento entre as cadeiras. Além disso, os alunos receberam novos uniformes.

“Estamos muito felizes com a volta dos alunos. A rede municipal inicia o atendimento presencial de forma gradativa, após um longo período de distanciamento dos estudantes”, disse a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

Para a chegada deste momento, reuniões estratégicas com toda a equipe das escolas e pais foram feitas para dar as orientações necessárias. Os pais que não se sentirem confortáveis, podem seguir com os seus filhos na modalidade de Ensino à Distância (EaD), pela plataforma Escola Virtual.

Sobre o retorno, a diretora da escola municipal Antônio Ferreira da Silva, professora Andrea Valéria Fernanda Batista, não escondeu a emoção: “Há um ano e meio esperávamos pelo retorno. Queríamos ver os rostinhos deles e a alegria de cada um. Ainda não podemos acolher com o abraço, mas o retorno é muito positivo”, disse.