AMBIENTE | Avenida Tiradentes recebe mudas de árvores para revitalização

A avenida passa por restauração de rede de drenagem e paisagismo

348

Pelo menos 130 mudas de árvores nativas farão parte da paisagem na Avenida Tiradentes. Os exemplares foram doados pela concessionária Energisa à Prefeitura de Porto Velho.

As mudas, já maduras, têm 2,5 metros de altura com copa, capazes de alcançar tamanho propício para o fornecimento de sombra. Os benefícios, além do paisagismo, são a amenização do calor e a regulação do clima para pedestres e ciclistas.

Entre as espécies estão o pau-ferro, sibipiruna e pau-brasil. Esta última está sob risco de extinção desde 2004. O plantio e acompanhamento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Segundo a distribuidora de energia, a escolha das espécies também levou em conta as poucas chances de comprometimento na fiação elétrica. “Combinamos com a Prefeitura a doação de árvores mais maduras, que vão contribuir com o paisagismo e com o bem-estar dos moradores da região, sem interferir na rede, que é um ponto importante para garantir a qualidade da energia”, afirma José Meireles Carratte, supervisor de Meio Ambiente da concessionária.

Segundo o secretário da Sema, Alexandro Pincer, as mudas ficarão no viveiro municipal até a conclusão das obras estruturais da avenida. Atualmente, a avenida Tiradentes passa por uma restauração do paisagismo e da rede de drenagem, que foi comprometida nos últimos anos por árvores não nativas.

“A gestão municipal vem trabalhando, desde o início, na arborização com o objetivo de reduzir o passivo ambiental. A ideia é tornar Porto Velho uma cidade menos quente, mais organizada e bonita. Que mais empresas possam se espelhar nessas parcerias sustentáveis que favorecem a população e o meio ambiente”, afirmou o secretário.