Unidade de Saúde da Família do Aponiã é reinaugurada

Serviços voltam a ser oferecidos aos moradores a partir da próxima semana

426

Após passar por obras de reforma que duraram seis meses, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Aponiã foi entregue, nesta sexta-feira (11), aos moradores da região. As melhorias feitas pela Prefeitura de Porto Velho nas instalações foram na parte estrutural e na ampliação da sala de espera. O investimento foi de cerca de R$ 180 mil.

Para o prefeito Hildon Chaves, o novo ambiente oferecerá mais conforto, dignidade e respeito à população. “A UBS volta na próxima segunda-feira (14). Volta para exercer a sua função que é cuidar da saúde das pessoas desta parte da cidade, pois quem aqui chega tem dor e problema de saúde e quer ser bem atendido, num ambiente digno. Também é bom para os trabalhadores, que terão um ambiente melhor”, disse.

O prefeito disse que outras unidades de saúde estão com processo adiantado ou já estão em reforma. “É nossa obrigação atender e melhorar ainda mais a saúde, apesar de estarmos num momento atípico e de dificuldades em virtude da pandemia de Covid-19”, acrescentou.

A USF do Aponiã atende mais de 12 mil pessoas, de acordo com os dados do e-SUS Atenção Básica, e recebeu recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Lindomar Garçom e contrapartida do município para as obras. “Nesta região cerca de 5 mil famílias precisam desta unidade. Durante o período de obras, muitas buscavam atendimento na escola da região. A partir de agora, vamos oferecer mais qualidade, pois a parte hidráulica e elétrica foi substituída”, disse a secretária municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.

Eliana informou que a unidade de saúde é uma referência e que, em breve, será contemplada com a construção de um muro e estacionamento.

CONQUISTA

Maria José Alves de Souza é moradora do bairro há 30 anos e prestigiou a solenidade. Ela contou que a comunidade fica satisfeita com a benfeitoria. “A população precisa muito desta unidade. Na próxima semana, todos já poderão procurar atendimento por aqui”, disse.

A comemoração também foi feita pelo presidente da Associação dos Moradores do bairro (AMBA), Marcos Fernandes. Ele contou que no período da reforma outras unidades na região eram demandadas para atendimento. “A gente aguardava por este momento. É um lugar muito necessário para todos. Agradeço à Prefeitura pelo empenho”.

SERVIÇO

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Aponiã está localizada na Rua Andréia, nº 5383. No local, estão disponíveis os serviços de exames laboratoriais, farmácia básica, imunização e visita domiciliar, feitas pelos agentes comunitários. Além destes, médicos especializados em clínica geral, enfermeiros e dentistas também estarão atendendo aos pacientes.

REGISTROS

A cerimônia de inauguração contou com a participação da deputada federal Mariana Carvalho, do secretário municipal de Governo (SGG), Fabricio Jurado e do secretário adjunto Devanildo Santana; da secretária de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), Rosineide Kempim, além dos vereadores Dr. Junior Queiroz, Paulo Tico, Everaldo Fogaça e Wanoel Martins.