Petrobras aumenta gasolina em 1,9% e diesel fica 3,7% mais caro na sexta-feira

Na média, segundo a estatal, o litro da gasolina aumentará cinco centavos e o diesel, dez centavos nas refinarias

402

A Petrobras anunciou que, a partir desta sexta-feira (16), a gasolina e o diesel vão sofrer reajuste de preços. O valor médio na refinaria da gasolina aumenta 1,9%, para R$ 2,64 por litro. Já o diesel terá reajuste de 3,7%, para R$ 2,76 por litro.

Na média, segundo a estatal, o litro da gasolina aumentará cinco centavos e o diesel, dez centavos. A política de preços da Petrobras prevê que os valores praticados nas refinarias devem seguir a variação do petróleo no mercado internacional e também do câmbio no Brasil.

Essa atualização de preços, diz a empresa, ocorre “a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo”. A petroleira diz ainda que variações de preço “têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais”.

“Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis”, cita a nota da empresa.

Esse comunicado diz ainda que o “alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento”.

Ao mesmo tempo, a estatal lembra que esse mesmo cenário permite “reduções de preços quando a oferta cresce no mercado internacional, como ocorrido ao longo de 2020”.